Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOCIALIZADA EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, ESTADO DA ARTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS., , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68519
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1203
    "inscrito_id" => 3979
    "titulo" => """
      ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA\r\n
      SOCIALIZADA EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
      """
    "resumo" => """
      RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, NESSE CONTEXTO, NESTE\r\n
      ESTUDO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO\r\n
      REPRESENTACIONAL EM ANAIS DE EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O REFERENCIAL\r\n
      TEÓRICO É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CARÁTER\r\n
      EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” OU “ESTADO DO\r\n
      CONHECIMENTO”. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANAIS DE DOIS EVENTOS: JORNADA\r\n
      INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (JIRS) E A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM REPRESENTAÇÕES\r\n
      SOCIAIS (CIRS). A BUSCA PELOS ANAIS DOS EVENTOS FOI REALIZADA A PARTIR DA INTERNET. PARA A ANÁLISE,\r\n
      REALIZAMOS A LEITURA DOS TRABALHOS E CONSTRUÍMOS RESUMOS, CONTEMPLANDO OBJETIVO, REFERENCIAL\r\n
      TEÓRICO, METODOLOGIA E RESULTADOS DE CADA TRABALHO. LOCALIZAMOS APENAS TRÊS TRABALHOS QUE TÊM O\r\n
      ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. NA IX JIRS, ENCONTRAMOS O TRABALHO DE VELLOSO E\r\n
      LUZ (2015); JÁ NA 12° EDIÇÃO DA CIRS, ENCONTRAMOS OS TRABALHOS DE DIAS (2014) E SANTANA E\r\n
      NOVAES (2014). OS RESULTADOS REAFIRMAM O ACHADO DA PESQUISA ANTERIOR: SÃO POUCOS OS TRABALHOS\r\n
      QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. ESTA PESQUISA TRAZ CONTRIBUIÇÕES\r\n
      SIGNIFICATIVAS PARA O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ESTADO DA ARTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3979_31082020222636.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO CÉSAR BISPO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO CÉSAR"
    "autor_email" => "pcbs@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68519
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1203
    "inscrito_id" => 3979
    "titulo" => """
      ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA\r\n
      SOCIALIZADA EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
      """
    "resumo" => """
      RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, NESSE CONTEXTO, NESTE\r\n
      ESTUDO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO\r\n
      REPRESENTACIONAL EM ANAIS DE EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O REFERENCIAL\r\n
      TEÓRICO É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CARÁTER\r\n
      EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” OU “ESTADO DO\r\n
      CONHECIMENTO”. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANAIS DE DOIS EVENTOS: JORNADA\r\n
      INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (JIRS) E A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM REPRESENTAÇÕES\r\n
      SOCIAIS (CIRS). A BUSCA PELOS ANAIS DOS EVENTOS FOI REALIZADA A PARTIR DA INTERNET. PARA A ANÁLISE,\r\n
      REALIZAMOS A LEITURA DOS TRABALHOS E CONSTRUÍMOS RESUMOS, CONTEMPLANDO OBJETIVO, REFERENCIAL\r\n
      TEÓRICO, METODOLOGIA E RESULTADOS DE CADA TRABALHO. LOCALIZAMOS APENAS TRÊS TRABALHOS QUE TÊM O\r\n
      ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. NA IX JIRS, ENCONTRAMOS O TRABALHO DE VELLOSO E\r\n
      LUZ (2015); JÁ NA 12° EDIÇÃO DA CIRS, ENCONTRAMOS OS TRABALHOS DE DIAS (2014) E SANTANA E\r\n
      NOVAES (2014). OS RESULTADOS REAFIRMAM O ACHADO DA PESQUISA ANTERIOR: SÃO POUCOS OS TRABALHOS\r\n
      QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. ESTA PESQUISA TRAZ CONTRIBUIÇÕES\r\n
      SIGNIFICATIVAS PARA O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ESTADO DA ARTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3979_31082020222636.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO CÉSAR BISPO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO CÉSAR"
    "autor_email" => "pcbs@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, NESSE CONTEXTO, NESTE ESTUDO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL EM ANAIS DE EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O REFERENCIAL TEÓRICO É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” OU “ESTADO DO CONHECIMENTO”. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANAIS DE DOIS EVENTOS: JORNADA INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (JIRS) E A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (CIRS). A BUSCA PELOS ANAIS DOS EVENTOS FOI REALIZADA A PARTIR DA INTERNET. PARA A ANÁLISE, REALIZAMOS A LEITURA DOS TRABALHOS E CONSTRUÍMOS RESUMOS, CONTEMPLANDO OBJETIVO, REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA E RESULTADOS DE CADA TRABALHO. LOCALIZAMOS APENAS TRÊS TRABALHOS QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. NA IX JIRS, ENCONTRAMOS O TRABALHO DE VELLOSO E LUZ (2015); JÁ NA 12° EDIÇÃO DA CIRS, ENCONTRAMOS OS TRABALHOS DE DIAS (2014) E SANTANA E NOVAES (2014). OS RESULTADOS REAFIRMAM O ACHADO DA PESQUISA ANTERIOR: SÃO POUCOS OS TRABALHOS QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. ESTA PESQUISA TRAZ CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.