RESUMO
INFORMAMOS PREVIAMENTE QUE ESSE TEXTO FAZ PARTE DE UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA QUE SE MATERIALIZOU COMO UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, REALIZADA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. A INVESTIGAÇÃO REFERIDA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR DE QUE FORMA A SEXUALIDADE É VIVENCIADA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR DO CENTRO DE ENSINO “LICEU MARANHENSE”, ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO. NOSSA METODOLOGIA PARTIU DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM ESTUDO DE CASO, ONDE DURANTE SEIS MESES FIZEMOS USO DE OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE CUJA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE ANÁLISE SE FUNDAMENTA NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO EM EDUCAÇÃO. O INSTRUMENTO METODOLÓGICO ACRESCIDO À OBSERVAÇÃO FOI UM QUESTIONÁRIO QUE GUIOU ENTREVISTAS REALIZADAS E AUTORIZADAS COM 28 (VINTE E OITO) ESTUDANTES (MENINOS E MENINAS) E 18 (DEZOITO) PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO (PORTUGUÊS, ARTES, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, BIOLOGIA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA), ESSES SUJEITOS SE COLOCARAM VOLUNTARIAMENTE DISPOSTOS A FORNECER AS DEVIDAS INFORMAÇÕES QUE SUSTENTAM ESTA PESQUISA. COMO ALGUNS DOS RESULTADOS DESSA PESQUISA PODEMOS APONTAR QUE FALTA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA OS PROFESSORES LIDAREM COM AS QUESTÕES PERTINENTES À SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL DE SEUS ALUNOS, HÁ MUITOS RELATOS DE HOMOFOBIA NA ESCOLA, EMBORA HAJA UMA TENTATIVA POR PARTE DE ALGUNS PROFISSIONAIS EM MODIFICAR O QUADRO DE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS ENTRE OS ALUNOS E NA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR-ALUNO.