FORMANDO PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DE PPCS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAL.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68661 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 1392 "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DE PPCS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAL." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA REFLEXÃO INICIADA NO COMPONENTE CURRICULAR DE SABERES E PRÁTICAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. O MESMO OBJETIVOU ANALISAR AS PRINCIPAIS MUDANÇAS CURRICULARES DO CURSO EM QUESTÃO, TENDO POR BASE AS DUAS ÚLTIMAS VERSÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO, UMA DO ANO DE 2013 E A OUTRA DO ANO DE 2018. PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE ANÁLISE, ALÉM DA LEITURA DOS PPCS NAS DUAS VERSÕES SINALIZADAS, NOS DEBRUÇAMOS SOBRE A LEGISLAÇÃO EM VIGOR EM CADA MOMENTO E QUE DERAM SUPORTE A CONFECÇÃO DOS REFERIDOS DOCUMENTOS (BRASIL, 1996, 2001, 2015; UFAL, 2005,02013, 2014, 2018A, 2018B, 2018C) E QUE REGULAMENTAM A ORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. ALÉM DESSA ANÁLISE DOCUMENTAL (MAY, 2004; GIL, 2002), REALIZAMOS ALGUMAS LEITURAS SOBRE GESTÃO ACADÊMICA (TOFIK; COLOMBO, 2013; VEIGA, 2004). DIANTE OS ELEMENTOS ANALISADOS DESTACAMOS QUE ESTAS ALTERAÇÕES FORAM ESSENCIAIS PARA APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE SE APRESENTARAM UMA ENORME CONQUISTA PARA OS ESTUDANTES EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO UMA INTERAÇÃO MAIOR COM A ESCOLA E COM A PROFISSÃO DOCENTE, APROXIMANDO-OS DAS DINÂMICAS COTIDIANAS E DAS DIFICULDADES DA PROFISSÃO DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., FORMAÇÃO DE PROFESSORES., PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO, CIÊNCIAS SOCIAIS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA1_ID1392_30092020232837.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARYANNE DE FRANCA ALCANTARA" "autor_nome_curto" => "ARYANNE ALCANTARA" "autor_email" => "aryanne633@gmail.com" "autor_ies" => "UNIT " "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68661 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 1392 "titulo" => "FORMANDO PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DE PPCS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAL." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA REFLEXÃO INICIADA NO COMPONENTE CURRICULAR DE SABERES E PRÁTICAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. O MESMO OBJETIVOU ANALISAR AS PRINCIPAIS MUDANÇAS CURRICULARES DO CURSO EM QUESTÃO, TENDO POR BASE AS DUAS ÚLTIMAS VERSÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO, UMA DO ANO DE 2013 E A OUTRA DO ANO DE 2018. PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE ANÁLISE, ALÉM DA LEITURA DOS PPCS NAS DUAS VERSÕES SINALIZADAS, NOS DEBRUÇAMOS SOBRE A LEGISLAÇÃO EM VIGOR EM CADA MOMENTO E QUE DERAM SUPORTE A CONFECÇÃO DOS REFERIDOS DOCUMENTOS (BRASIL, 1996, 2001, 2015; UFAL, 2005,02013, 2014, 2018A, 2018B, 2018C) E QUE REGULAMENTAM A ORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. ALÉM DESSA ANÁLISE DOCUMENTAL (MAY, 2004; GIL, 2002), REALIZAMOS ALGUMAS LEITURAS SOBRE GESTÃO ACADÊMICA (TOFIK; COLOMBO, 2013; VEIGA, 2004). DIANTE OS ELEMENTOS ANALISADOS DESTACAMOS QUE ESTAS ALTERAÇÕES FORAM ESSENCIAIS PARA APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE SE APRESENTARAM UMA ENORME CONQUISTA PARA OS ESTUDANTES EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO UMA INTERAÇÃO MAIOR COM A ESCOLA E COM A PROFISSÃO DOCENTE, APROXIMANDO-OS DAS DINÂMICAS COTIDIANAS E DAS DIFICULDADES DA PROFISSÃO DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., FORMAÇÃO DE PROFESSORES., PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO, CIÊNCIAS SOCIAIS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA1_ID1392_30092020232837.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARYANNE DE FRANCA ALCANTARA" "autor_nome_curto" => "ARYANNE ALCANTARA" "autor_email" => "aryanne633@gmail.com" "autor_ies" => "UNIT " "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }