INCLUSÃO PARA EMANCIPAÇÃO: O QUE O CURRÍCULO TEM HAVER COM ESSE PROCESSO?
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68729 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 3674 "titulo" => "INCLUSÃO PARA EMANCIPAÇÃO: O QUE O CURRÍCULO TEM HAVER COM ESSE PROCESSO?" "resumo" => "DESDE AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, NO BRASIL, VEM SENDO DISCUTIDA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E POR DIREITO PARA TODOS, SEJA O ALUNO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA OU NÃO. NESSE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO TRAZ REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OU SEJA, COMO A ORGANIZAÇÃO, CURRICULAR PODE CONTRIBUIR EFETIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS, INCLUSIVE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, PROPORCIONANDO SUCESSO ESCOLAR. NOSSAS FONTES DE PESQUISA FORAM DOCUMENTOS LEGAIS /OFICIAIS QUE REGEM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, QUE SE EFETIVAM NO COTIDIANO DA ESCOLA BRASILEIRA. ALÉM DESSES DOCUMENTOS PARA A FUNDAMENTAÇÃO DESTE BUSCAMOS A CONTRIBUIÇÃO DE LIVROS E ARTIGOS QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DAS TEORIAS CURRICULAR ANCORADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC). A ANÁLISE APONTA QUE TRADICIONALMENTE, O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRÁTICA TEM SE ORGANIZADO DE FORMA DISTINTA QUANTO AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. DE UM LADO O CURRÍCULO FAZ UMA SELEÇÃO DAQUELES QUE SE ENQUADRAM NOS PADRÕES DE APRENDIZAGEM ESTABELECIDOS PELO SISTEMA BURGUÊS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ISTO É, TODOS APRENDEM JUNTOS E AO MESMO TEMPO E DE FORMA EFICIENTE EM TERMOS MERCADOLÓGICOS, E DE OUTRO OS ALUNOS QUE APRESENTAVAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ADVINDA DA DEFICIÊNCIA E NÃO ACOMPANHAVA OS DEMAIS, CONSTITUINDO-SE UMA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” PARA ESSE PÚBLICO COMO SE FOSSE UM SISTEMA PARALELO DE ENSINO. NOSSO ENTENDIMENTO É DE QUE O CURRÍCULO QUE SE QUER INCLUSIVO E PARA TODOS TEM QUE TER UMA FILOSOFIA E UMA PRÁTICA CONTRA HEGEMÔNICA QUE MAIS SE APROXIME E RESPONDA AOS ANSEIOS DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE ADVOGUE A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA TRANSMISSÃO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO, ARTÍSTICO E FILOSÓFICO EM SUAS FORMAS MAIS DESENVOLVIDAS COM O INTUITO DE QUE A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DESTE, ESTE PÚBLICO TAMBÉM ESTEJA INSTRUMENTALIZADO E TENHA CONDIÇÕES DE ORGANIZAR OUTRA SOCIEDADE, UMA SOCIEDADE QUE POSSIBILITE O SER HUMANO SE TORNAR CULTURALMENTE LIVRE, EMANCIPADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EMANCIPAÇÃO, PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID3674_01072020151503.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON ALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "maverickrr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "5f0771cb15807_09072020_163643.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68729 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 3674 "titulo" => "INCLUSÃO PARA EMANCIPAÇÃO: O QUE O CURRÍCULO TEM HAVER COM ESSE PROCESSO?" "resumo" => "DESDE AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, NO BRASIL, VEM SENDO DISCUTIDA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E POR DIREITO PARA TODOS, SEJA O ALUNO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA OU NÃO. NESSE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO TRAZ REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OU SEJA, COMO A ORGANIZAÇÃO, CURRICULAR PODE CONTRIBUIR EFETIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS, INCLUSIVE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, PROPORCIONANDO SUCESSO ESCOLAR. NOSSAS FONTES DE PESQUISA FORAM DOCUMENTOS LEGAIS /OFICIAIS QUE REGEM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, QUE SE EFETIVAM NO COTIDIANO DA ESCOLA BRASILEIRA. ALÉM DESSES DOCUMENTOS PARA A FUNDAMENTAÇÃO DESTE BUSCAMOS A CONTRIBUIÇÃO DE LIVROS E ARTIGOS QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DAS TEORIAS CURRICULAR ANCORADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC). A ANÁLISE APONTA QUE TRADICIONALMENTE, O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRÁTICA TEM SE ORGANIZADO DE FORMA DISTINTA QUANTO AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. DE UM LADO O CURRÍCULO FAZ UMA SELEÇÃO DAQUELES QUE SE ENQUADRAM NOS PADRÕES DE APRENDIZAGEM ESTABELECIDOS PELO SISTEMA BURGUÊS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ISTO É, TODOS APRENDEM JUNTOS E AO MESMO TEMPO E DE FORMA EFICIENTE EM TERMOS MERCADOLÓGICOS, E DE OUTRO OS ALUNOS QUE APRESENTAVAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ADVINDA DA DEFICIÊNCIA E NÃO ACOMPANHAVA OS DEMAIS, CONSTITUINDO-SE UMA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” PARA ESSE PÚBLICO COMO SE FOSSE UM SISTEMA PARALELO DE ENSINO. NOSSO ENTENDIMENTO É DE QUE O CURRÍCULO QUE SE QUER INCLUSIVO E PARA TODOS TEM QUE TER UMA FILOSOFIA E UMA PRÁTICA CONTRA HEGEMÔNICA QUE MAIS SE APROXIME E RESPONDA AOS ANSEIOS DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE ADVOGUE A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA TRANSMISSÃO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO, ARTÍSTICO E FILOSÓFICO EM SUAS FORMAS MAIS DESENVOLVIDAS COM O INTUITO DE QUE A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DESTE, ESTE PÚBLICO TAMBÉM ESTEJA INSTRUMENTALIZADO E TENHA CONDIÇÕES DE ORGANIZAR OUTRA SOCIEDADE, UMA SOCIEDADE QUE POSSIBILITE O SER HUMANO SE TORNAR CULTURALMENTE LIVRE, EMANCIPADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EMANCIPAÇÃO, PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID3674_01072020151503.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON ALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "maverickrr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "5f0771cb15807_09072020_163643.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }