INCLUSÃO: CONCEITOS-FERRAMENTA QUE TENSIONAM O DEBATE CONTEMPORÂNEO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68731 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2461 "inscrito_id" => 2361 "titulo" => "INCLUSÃO: CONCEITOS-FERRAMENTA QUE TENSIONAM O DEBATE CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "TRATAREMOS, NESTE TRABALHO, JUSTAMENTE DOS SIGNIFICADOS E RELAÇÕES CONSTRUÍDOS EM TORNO DO CONCEITO DE INCLUSÃO. TEMATIZANDO AS INTENCIONALIDADES SIMBÓLICAS, DO TERMO. SITUAMOS O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NO DEBATE SOBRE INCLUSÃO TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS NOÇÕES TEÓRICAS DE MICHEL FOUCAULT E ELEMENTOS VINCULANTES, TAIS COMO: GOVERNAMENTALIDADE, GOVERNAMENTO, NORMAÇÃO E NORMALIZAÇÃO. PARA TAL FIM TOMAMOS COMO REFERÊNCIA AS INTERPRETAÇÕES PROPOSTAS POR AUTORES COMO FABRIS E KLEIN; LOPES; VEIGA-NETO; REVEL; DARDOT E LAVAL; SANTOS E TAVARES; DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM INCLUSÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS ESTUDOS DESSES AUTORES TÊM COMO BALIZAMENTO PERSPECTIVAS PÓS-ESTRUTURALISTAS, QUE AVERIGUAM, POR MEIO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT E AUTORES AFINS, PENSAR, ENTENDER E TENCIONAR OS CAMPOS DISCURSIVOS EM QUE A INCLUSÃO EMERGE. ESTA CONTRIBUIÇÃO ACADÊMICA RESULTA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM RECORTE TEMPORAL ENTRE 2008 E 2018, SOBRE A TEMÁTICA DA INCLUSÃO, ANALISADA COMO MECANISMO DE MANUTENÇÃO SISTÊMICA DE PODER DADO SEU USO, PELOS ESTADOS, AQUI ESPECIFICAMENTE O ESTADO BRASILEIRO, COM O PROPÓSITO DE MANTER CONTROLE SOBRE A POPULAÇÃO DE SEU TERRITÓRIO. NOSSAS CONSIDERAÇÕES (NADA)CONCLUSIVAS É PERCEBERMOS A FACILIDADE E CONSTÂNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS QUE PODEM SER (E QUE SÃO) UTILIZADOS PARA MANTER O INDIVÍDUO, A POPULAÇÃO SOB CONTROLE, SEM QUE PERCEBAMOS CONSCIENTEMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. NESSE PANORAMA, A NOSSO VER, É POSSÍVEL PENSAR A INCLUSÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE GESTÃO DA ORDEM E DA DISCIPLINA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO, ESTUDOS FOUCAULTIANOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID2361_01102020122239.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR VIEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARTINS" "autor_email" => "gilmar.martins@ifap.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68731 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2461 "inscrito_id" => 2361 "titulo" => "INCLUSÃO: CONCEITOS-FERRAMENTA QUE TENSIONAM O DEBATE CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "TRATAREMOS, NESTE TRABALHO, JUSTAMENTE DOS SIGNIFICADOS E RELAÇÕES CONSTRUÍDOS EM TORNO DO CONCEITO DE INCLUSÃO. TEMATIZANDO AS INTENCIONALIDADES SIMBÓLICAS, DO TERMO. SITUAMOS O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NO DEBATE SOBRE INCLUSÃO TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS NOÇÕES TEÓRICAS DE MICHEL FOUCAULT E ELEMENTOS VINCULANTES, TAIS COMO: GOVERNAMENTALIDADE, GOVERNAMENTO, NORMAÇÃO E NORMALIZAÇÃO. PARA TAL FIM TOMAMOS COMO REFERÊNCIA AS INTERPRETAÇÕES PROPOSTAS POR AUTORES COMO FABRIS E KLEIN; LOPES; VEIGA-NETO; REVEL; DARDOT E LAVAL; SANTOS E TAVARES; DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM INCLUSÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS ESTUDOS DESSES AUTORES TÊM COMO BALIZAMENTO PERSPECTIVAS PÓS-ESTRUTURALISTAS, QUE AVERIGUAM, POR MEIO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT E AUTORES AFINS, PENSAR, ENTENDER E TENCIONAR OS CAMPOS DISCURSIVOS EM QUE A INCLUSÃO EMERGE. ESTA CONTRIBUIÇÃO ACADÊMICA RESULTA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM RECORTE TEMPORAL ENTRE 2008 E 2018, SOBRE A TEMÁTICA DA INCLUSÃO, ANALISADA COMO MECANISMO DE MANUTENÇÃO SISTÊMICA DE PODER DADO SEU USO, PELOS ESTADOS, AQUI ESPECIFICAMENTE O ESTADO BRASILEIRO, COM O PROPÓSITO DE MANTER CONTROLE SOBRE A POPULAÇÃO DE SEU TERRITÓRIO. NOSSAS CONSIDERAÇÕES (NADA)CONCLUSIVAS É PERCEBERMOS A FACILIDADE E CONSTÂNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS QUE PODEM SER (E QUE SÃO) UTILIZADOS PARA MANTER O INDIVÍDUO, A POPULAÇÃO SOB CONTROLE, SEM QUE PERCEBAMOS CONSCIENTEMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. NESSE PANORAMA, A NOSSO VER, É POSSÍVEL PENSAR A INCLUSÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE GESTÃO DA ORDEM E DA DISCIPLINA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO, ESTUDOS FOUCAULTIANOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID2361_01102020122239.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR VIEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARTINS" "autor_email" => "gilmar.martins@ifap.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }