INDÍGENAS EM AMBIENTE ESCOLAR URBANO:
ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NO MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68736 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2155 "inscrito_id" => 3775 "titulo" => """ INDÍGENAS EM AMBIENTE ESCOLAR URBANO: \r\n ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NO MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS """ "resumo" => "ESTE ESTUDO, REALIZADO NA ÁREA EDUCACIONAL, É UMA REFLEXÃO PERTINENTE ACERCA DA PRESENÇA DE ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS AO CONSIDERAR A REPRESENTATIVIDADE DE CONTEÚDOS ENCONTRADOS NO LIVRO DIDÁTICO E A FORMA COMO É DESENVOLVIDA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT. TEVE POR OBJETIVO ANALISAR DE QUE MODO OS LIVROS DIDÁTICOS, ADOTADOS POR ESSAS ESCOLAS, ABORDAM QUESTÕES CULTURAIS E COMO OS PROFESSORES TORNAM A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS INDÍGENAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARTE DA PESQUISA QUALITATIVA POR MEIO DE LEITURAS REALIZADAS EM MURILLO (2011), DINIZ (2005) E BOTH (2009), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96). REALIZOU-SE A PESQUISA DE CAMPO COM TURMAS DE 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS-MT, ALÉM DE ANÁLISE DOS PPPS, DOS LIVROS DIDÁTICOS E ENTREVISTAS COM AS PROFESSORAS DAS REFERIDAS TURMAS. O ESTUDO POSSIBILITOU UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A REALIDADE EDUCACIONAL AS QUAIS SÃO VIVENCIADAS PELOS ALUNOS INDÍGENAS AO ADENTRAREM EM ESCOLAS URBANAS. ALÉM DE VIABILIZAR A REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SUJEITO MEDIADOR NO FAZER PEDAGÓGICO, EVIDENCIOU-SE, AINDA, MESMO QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS INDÍGENAS SE EFETIVE, HÁ A NECESSIDADE DE INTÉRPRETES EM SALA VISTO QUE UMA DAS BARREIRAS EXISTENTES PARA EFETIVAÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM ESTÁ PAUTADO NA LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZADA NAS ESCOLAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALUNOS INDÍGENAS, ESCOLAS URBANAS, DIVERSIDADE CULTURAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3775_29092020100351.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE OLIVEIRA PIRES" "autor_nome_curto" => "VANESSA PIRES" "autor_email" => "vanessa.0700@hotmail.com" "autor_ies" => "UNICATHEDRAL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68736 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2155 "inscrito_id" => 3775 "titulo" => """ INDÍGENAS EM AMBIENTE ESCOLAR URBANO: \r\n ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NO MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS """ "resumo" => "ESTE ESTUDO, REALIZADO NA ÁREA EDUCACIONAL, É UMA REFLEXÃO PERTINENTE ACERCA DA PRESENÇA DE ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS AO CONSIDERAR A REPRESENTATIVIDADE DE CONTEÚDOS ENCONTRADOS NO LIVRO DIDÁTICO E A FORMA COMO É DESENVOLVIDA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT. TEVE POR OBJETIVO ANALISAR DE QUE MODO OS LIVROS DIDÁTICOS, ADOTADOS POR ESSAS ESCOLAS, ABORDAM QUESTÕES CULTURAIS E COMO OS PROFESSORES TORNAM A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS INDÍGENAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARTE DA PESQUISA QUALITATIVA POR MEIO DE LEITURAS REALIZADAS EM MURILLO (2011), DINIZ (2005) E BOTH (2009), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96). REALIZOU-SE A PESQUISA DE CAMPO COM TURMAS DE 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS-MT, ALÉM DE ANÁLISE DOS PPPS, DOS LIVROS DIDÁTICOS E ENTREVISTAS COM AS PROFESSORAS DAS REFERIDAS TURMAS. O ESTUDO POSSIBILITOU UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A REALIDADE EDUCACIONAL AS QUAIS SÃO VIVENCIADAS PELOS ALUNOS INDÍGENAS AO ADENTRAREM EM ESCOLAS URBANAS. ALÉM DE VIABILIZAR A REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SUJEITO MEDIADOR NO FAZER PEDAGÓGICO, EVIDENCIOU-SE, AINDA, MESMO QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS INDÍGENAS SE EFETIVE, HÁ A NECESSIDADE DE INTÉRPRETES EM SALA VISTO QUE UMA DAS BARREIRAS EXISTENTES PARA EFETIVAÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM ESTÁ PAUTADO NA LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZADA NAS ESCOLAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALUNOS INDÍGENAS, ESCOLAS URBANAS, DIVERSIDADE CULTURAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3775_29092020100351.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE OLIVEIRA PIRES" "autor_nome_curto" => "VANESSA PIRES" "autor_email" => "vanessa.0700@hotmail.com" "autor_ies" => "UNICATHEDRAL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }