INOVAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EMPREENDEDORISMO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO: O PLANEJAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO CLASSCRAFT NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68749 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2758 "inscrito_id" => 6610 "titulo" => "INOVAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EMPREENDEDORISMO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO: O PLANEJAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO CLASSCRAFT NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO INTENÇÃO DISCUTIR A EXPERIÊNCIA GAMIFICADA NO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR EMPREENDEDORES. JUSTIFICA-SE A ABORDAGEM EM RAZÃO DA INCIPIÊNCIA DOS JOGOS VOLTADOS À TEMÁTICA E PELA URGÊNCIA DE DISCUSSÕES PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, COM A EXPLORAÇÃO DE INOVAÇÕES AO ENSINO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOGO FORAM CONTEXTUALIZADAS DESDE O PRIMEIRO CONTATO COM O EMPREENDEDORISMO E SUA ASSOCIAÇÃO À ESTRATÉGIA, FINANÇAS, LOGÍSTICA, PRODUÇÃO E MARKETING. POR MEIO DO ESTUDO EXPLORATÓRIO FORAM REUNIDAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E BUSCOU-SE TREINAMENTO SOBRE A CLASSCRAFT PARA A EDIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GAME. DURANTE A PESQUISA PARTICIPANTE, O TIME DO PROJETO REFLETIU O CONTEÚDO TEÓRICO ATRAVÉS DA ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETIÇÃO COM OS VÍDEOS DE MISSÕES, ASSIM COMO DEFINIU OS NÍVEIS E O SISTEMA DE PONTUAÇÕES PARA INCENTIVAR ENTREGAS PONTUAIS E COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS DOS DISCENTES. APÓS ESSA ETAPA DE PLANEJAMENTO, A PLATAFORMA FOI COMPARTILHADA EM REUNIÕES DE GRUPO FOCAL COM PROFESSORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DE GESTÃO QUE FIZERAM SUGESTÕES SOBRE APRIMORAMENTOS QUANTO A NECESSIDADE DE TUTORIAIS DE ACESSO E USO DE APLICATIVOS DE EDIÇÃO DE MÍDIAS EXIGIDAS NAS TAREFAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, CLASSCRAFT, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6610_01102020222123.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE DE OLIVEIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "KAROLINE OLIVEIRA" "autor_email" => "karolinea@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "5f51946ab239d_03092020_221210.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68749 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2758 "inscrito_id" => 6610 "titulo" => "INOVAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EMPREENDEDORISMO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO: O PLANEJAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO CLASSCRAFT NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO INTENÇÃO DISCUTIR A EXPERIÊNCIA GAMIFICADA NO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR EMPREENDEDORES. JUSTIFICA-SE A ABORDAGEM EM RAZÃO DA INCIPIÊNCIA DOS JOGOS VOLTADOS À TEMÁTICA E PELA URGÊNCIA DE DISCUSSÕES PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, COM A EXPLORAÇÃO DE INOVAÇÕES AO ENSINO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOGO FORAM CONTEXTUALIZADAS DESDE O PRIMEIRO CONTATO COM O EMPREENDEDORISMO E SUA ASSOCIAÇÃO À ESTRATÉGIA, FINANÇAS, LOGÍSTICA, PRODUÇÃO E MARKETING. POR MEIO DO ESTUDO EXPLORATÓRIO FORAM REUNIDAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E BUSCOU-SE TREINAMENTO SOBRE A CLASSCRAFT PARA A EDIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GAME. DURANTE A PESQUISA PARTICIPANTE, O TIME DO PROJETO REFLETIU O CONTEÚDO TEÓRICO ATRAVÉS DA ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETIÇÃO COM OS VÍDEOS DE MISSÕES, ASSIM COMO DEFINIU OS NÍVEIS E O SISTEMA DE PONTUAÇÕES PARA INCENTIVAR ENTREGAS PONTUAIS E COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS DOS DISCENTES. APÓS ESSA ETAPA DE PLANEJAMENTO, A PLATAFORMA FOI COMPARTILHADA EM REUNIÕES DE GRUPO FOCAL COM PROFESSORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DE GESTÃO QUE FIZERAM SUGESTÕES SOBRE APRIMORAMENTOS QUANTO A NECESSIDADE DE TUTORIAIS DE ACESSO E USO DE APLICATIVOS DE EDIÇÃO DE MÍDIAS EXIGIDAS NAS TAREFAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, CLASSCRAFT, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6610_01102020222123.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINE DE OLIVEIRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "KAROLINE OLIVEIRA" "autor_email" => "karolinea@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "5f51946ab239d_03092020_221210.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }