LEITURA, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A PRESSUPOSIÇÃO NO GÊNERO CHARGE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68803 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "LEITURA, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A PRESSUPOSIÇÃO NO GÊNERO CHARGE" "resumo" => "CONSTITUI OBJETIVO NOSSO, NESTE TRABALHO, APRESENTAR UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS ATIVADORES DE PRESSUPOSIÇÃO NO GÊNERO CHARGE E A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DE TAIS ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DURANTE O PROCESSO DE LEITURA. PARA TAL EMPREENDIMENTO, ESTAREMOS ANCORADOS NA TEORIA DA PRESSUPOSIÇÃO DE ANSCOMBRE E DUCROT (1994). O NOSSO INTERESSE POR ESSE ASSUNTO SURGIU A PARTIR DA LEITURA DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE A QUESTÃO DA LEITURA NA SALA DE AULA E A OBSERVAÇÃO DO QUÃO IMPORTANTE É PARA O PROCESSO DE LEITURA, E CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS, A IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS NO TEXTO, OU SEJA, DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS. OS ELEMENTOS ATIVADORES DE PRESSUPOSIÇÃO REVELARAM-SE, NAS CHARGES ANALISADAS, COMO ESTRUTURAS UTILIZADAS COM UM VIÉS ARGUMENTATIVO. OS TEXTOS AQUI ANALISADOS, NO TOTAL DE QUATRO, FORAM COLETADOS EM SITES DIVERSOS, CONFORME AS INFORMAÇÕES CONSTANTES ABAIXO DE CADA TEXTO DISCUTIDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CHARGE, LEITURA, PRESSUPOSIÇÃO, TEXTO, SENTIDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID1324_23042020173029.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS SILVA" "autor_email" => "marco_sil2@hotmail.com" "autor_ies" => "IFAL - CAMPUS MURICI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68803 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "LEITURA, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A PRESSUPOSIÇÃO NO GÊNERO CHARGE" "resumo" => "CONSTITUI OBJETIVO NOSSO, NESTE TRABALHO, APRESENTAR UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS ATIVADORES DE PRESSUPOSIÇÃO NO GÊNERO CHARGE E A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DE TAIS ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DURANTE O PROCESSO DE LEITURA. PARA TAL EMPREENDIMENTO, ESTAREMOS ANCORADOS NA TEORIA DA PRESSUPOSIÇÃO DE ANSCOMBRE E DUCROT (1994). O NOSSO INTERESSE POR ESSE ASSUNTO SURGIU A PARTIR DA LEITURA DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE A QUESTÃO DA LEITURA NA SALA DE AULA E A OBSERVAÇÃO DO QUÃO IMPORTANTE É PARA O PROCESSO DE LEITURA, E CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS, A IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS NO TEXTO, OU SEJA, DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS. OS ELEMENTOS ATIVADORES DE PRESSUPOSIÇÃO REVELARAM-SE, NAS CHARGES ANALISADAS, COMO ESTRUTURAS UTILIZADAS COM UM VIÉS ARGUMENTATIVO. OS TEXTOS AQUI ANALISADOS, NO TOTAL DE QUATRO, FORAM COLETADOS EM SITES DIVERSOS, CONFORME AS INFORMAÇÕES CONSTANTES ABAIXO DE CADA TEXTO DISCUTIDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CHARGE, LEITURA, PRESSUPOSIÇÃO, TEXTO, SENTIDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID1324_23042020173029.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS SILVA" "autor_email" => "marco_sil2@hotmail.com" "autor_ies" => "IFAL - CAMPUS MURICI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }