O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS NOSSOS ESTUDOS BIBLIOGR?FICOS E EMP?RICOS ACERCA DO G?NERO TEXTUAL F?BULA E SUA IMPORT?NCIA PARA A LEITURA, PRODU??O E INTERPRETA??O DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. OBJETIVA DIAGNOSTICAR DE QUE FORMA O G?NERO F?BULA CONTRIBUI PARA FACILITAR A LEITURA, A INTERPRETA??O E A PRODU??O TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. PERCEBEMOS QUE O TRABALHO COTIDIANO COM O G?NERO TEXTUAL F?BULA DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES FAZENDO COM QUE OS MESMOS DESPERTEM O PRAZER PELA LEITURA. ASSIM, POR SE TRATAR DE UMA NARRATIVA BREVE EM QUE EST?O PRESENTES ANIMAIS COM COMPORTAMENTOS HUMANOS E POR DEIXAR UM ENSINAMENTO QUE ? LEVADO PARA A VIDA DA CRIAN?A, O TEXTO TORNA-SE ATRATIVO, DE F?CIL LEITURA E ENTENDIMENTO, E DESSA FORMA A APRENDIZAGEM OCORRE EM V?RIOS SETORES DA VIDA DO ESTUDANTE.O PERCURSO METODOL?GICO ADOTA DIZ RESPEITO AO ESTUDO BIBLIOGR?FICO, ENTREVISTA AOS PROFESSORES E AN?LISE DOS DADOS OBTIDOS NA ENTREVISTA. OS PROFESSORES ENTREVISTADOS DISSERAM QUE OS ESTUDANTES GOSTAM DE LER ESSE TIPO DE NARRATIVA E QUE AS AULAS FICAM MAIS INTERATIVAS, POIS H? PARTICIPA??O DOS ESTUDANTES QUANTO A EXPRESSAR OPINI?ES ACERCA DAS CONDUTAS DE DETERMINADO PERSONAGEM, AL?M DISSO, A LEITURA FLUI E ELES CONSEGUEM PRODUZIR TEXTOS NARRATIVOS COM DESENVOLTURA. A MAIORIA DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS CONCORDA COM A IMPORT?NCIA DA LEITURA DE F?BULAS NA SALA DE AULA E MUITOS DELES REALIZAM ESSA PR?TICA N?O S? COM AS F?BULAS, MAS COM OUTROS G?NEROS TEXTUAIS DA ORDEM DO NARRAR. O ARTIGO EST? ANCORADO NAS TEORIAS DE BARBOSA (2001), MARCUSCHI (2003), MACHADO (2005), FERNANDES (2007), BAKHTIN (2003), DENTRE OUTROS
PALAVRAS-CHAVE: F?BULAS, LEITURA, PRODU??O TEXTUAL, ENSINO FUNDAMENTAL