O OBJETO DE ESTUDO DESTE ARTIGO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO ÀS DIFICULDADES DE LEITURA NOS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NUMA PERSPECTIVA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CURRAL DE CIMA/PB. OBJETIVANDO VERIFICAR AS PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, APONTANDO AS POSSIBILIDADES DE EFETIVAR A PRÁTICA DA LEITURA, BEM COMO PARA DESENVOLVER O PLENO DOMÍNIO DESSA HABILIDADE. ENTENDE-SE QUE O ATO DE SABER LER É ALGO REALMENTE DESLUMBRANTE E A PARTIR DA LEITURA DESCOBRIMOS O HOMEM CONTEMPORÂNEO, DESVENDAMOS O MUNDO, SENDO ESSA HABILIDADE UM BEM NECESSÁRIO. POR OUTRO LADO, SEM ELA O INDIVÍDUO TORNA-SE LIMITADO AO MUNDO LETRADO, OU SEJA, LIMITADO AO CONHECIMENTO. POR ISSO, MUITOS ESTUDIOSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESPECIAL, SE INTERESSAM POR ESSA TEMÁTICA, QUE A CADA DIA É MAIS PESQUISADA, INSTIGADA, E NUNCA CESSA DE EVOLUIR. TODAVIA, FAZ-SE NECESSÁRIA A ADOÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA HABILIDADE.