LITERATURA E SURDEZ: POR UMA EDUCAÇÃO MULTIMODAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68825 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 4954 "titulo" => "LITERATURA E SURDEZ: POR UMA EDUCAÇÃO MULTIMODAL" "resumo" => "A MULTIMODALIDADE CONSISTE EM SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM, VERBAL OU NÃO-VERBAL, COM ARRANJOS VISUAIS, COMO A DIAGRAMAÇÃO, CORES, FIGURAS, O TIPO DE PAPEL - PRESENTES EM TEXTOS ESCRITOS; E GESTOS, ENTONAÇÃO, EXPRESSÕES - EM TEXTOS ORAIS (FERRAZ, 2011). A UTILIZAÇÃO DA MULTIMODALIDADE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA DOS SURDOS, UMA VEZ QUE A COMUNICAÇÃO SE EXPRESSA ALÉM DA LINGUAGEM VERBAL (KRESS E VAN LEEUWEN, 2006). A IMAGEM E A PALAVRA ESTÃO CADA DIA MAIS INTERLIGADAS (DIONÍSIO, 2005). O TRABALHO COM LITERATURA É UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTAL PARA O EXERCÍCIO DA SENSIBILIDADE, É PRIMORDIAL QUE OS SURDOS TAMBÉM TENHAM ACESSO À LEITURA DE LIVROS, NESTE CASO, ADAPTADOS COM RECURSOS MULTIMODAIS (ABRAHÃO E PEREIRA, 2015) E AUDIOVISUAIS. COM ISSO, OS RECURSOS UTILIZADOS PARA TRABALHAR LITERATURA COM OS SURDOS DEVEM CONTEMPLAR NÃO SÓ A UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), MAS TAMBÉM A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS MULTIMODAIS QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DA LEITURA REALIZADA. SABE-SE QUE A LIBRAS GARANTE A POSSIBILIDADE DE COMPREENDER O MUNDO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO PLENO DO INDIVÍDUO (ABRAHÃO E PEREIRA, 2015), MAS O SURDO TERÁ MAIS POSSIBILIDADE DE COMPREENDER E APRENDER POR MEIO DE RECURSOS QUE UTILIZEM NÃO APENAS O PORTUGUÊS ORAL MAS QUE TAMBÉM OFEREÇAM RECURSOS VISUAIS ALÉM DA UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS, DO PORTUGUÊS ESCRITO E DE IMAGENS (FIGUEIREDO E GUARINELLO, 2013). ACREDITA-SE QUE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, É POSSÍVEL VIVENCIAR UMA ESCOLA QUE NÃO ATENDA AOS ALUNOS IDEALIZADOS, OU CONSIDERADOS "NORMAIS", MAS QUE TAMBÉM CONSIDERE E RESPEITE AS DIFERENÇAS QUE NELA ESTÃO INSERIDAS (FIGUEIREDO E GUARINELLO, 2013). ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS ANALISAR DOIS VÍDEOS QUE ABORDAM A LITERATURA INFANTO-JUVENIL (A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE LER DE LILIA GRAMACHO E O PERALTA DE JEFFERSON GALDINO), AMBOS DISPONÍVEIS NA INTERNET; E IDENTIFICAR QUAIS RECURSOS MULTIMODAIS SÃO UTILIZADOS EM SUA PRODUÇÃO. PERCEBEU-SE QUE APESAR DE OS DOIS VÍDEOS TEREM SIDO ADAPTADOS PARA PESSOAS SURDAS, A PRIMEIRA OBRA UTILIZOU MAIS RECURSOS MULTIMODAIS (IMAGEM, LIBRAS, LEGENDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, MÚSICA E IMAGENS DO LIVRO); JÁ A SEGUNDA, NÃO HOUVE A UTILIZAÇÃO DA LEGENDA, NEM DE SOM, APRESENTANDO A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA EM LIBRAS E A UTILIZAÇÃO DA IMAGEM DO LIVRO INTERPRETADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, LIBRAS, LITERATURA, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID4954_06082020175337.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68825 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 4954 "titulo" => "LITERATURA E SURDEZ: POR UMA EDUCAÇÃO MULTIMODAL" "resumo" => "A MULTIMODALIDADE CONSISTE EM SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM, VERBAL OU NÃO-VERBAL, COM ARRANJOS VISUAIS, COMO A DIAGRAMAÇÃO, CORES, FIGURAS, O TIPO DE PAPEL - PRESENTES EM TEXTOS ESCRITOS; E GESTOS, ENTONAÇÃO, EXPRESSÕES - EM TEXTOS ORAIS (FERRAZ, 2011). A UTILIZAÇÃO DA MULTIMODALIDADE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA DOS SURDOS, UMA VEZ QUE A COMUNICAÇÃO SE EXPRESSA ALÉM DA LINGUAGEM VERBAL (KRESS E VAN LEEUWEN, 2006). A IMAGEM E A PALAVRA ESTÃO CADA DIA MAIS INTERLIGADAS (DIONÍSIO, 2005). O TRABALHO COM LITERATURA É UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTAL PARA O EXERCÍCIO DA SENSIBILIDADE, É PRIMORDIAL QUE OS SURDOS TAMBÉM TENHAM ACESSO À LEITURA DE LIVROS, NESTE CASO, ADAPTADOS COM RECURSOS MULTIMODAIS (ABRAHÃO E PEREIRA, 2015) E AUDIOVISUAIS. COM ISSO, OS RECURSOS UTILIZADOS PARA TRABALHAR LITERATURA COM OS SURDOS DEVEM CONTEMPLAR NÃO SÓ A UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), MAS TAMBÉM A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS MULTIMODAIS QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DA LEITURA REALIZADA. SABE-SE QUE A LIBRAS GARANTE A POSSIBILIDADE DE COMPREENDER O MUNDO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO PLENO DO INDIVÍDUO (ABRAHÃO E PEREIRA, 2015), MAS O SURDO TERÁ MAIS POSSIBILIDADE DE COMPREENDER E APRENDER POR MEIO DE RECURSOS QUE UTILIZEM NÃO APENAS O PORTUGUÊS ORAL MAS QUE TAMBÉM OFEREÇAM RECURSOS VISUAIS ALÉM DA UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS, DO PORTUGUÊS ESCRITO E DE IMAGENS (FIGUEIREDO E GUARINELLO, 2013). ACREDITA-SE QUE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, É POSSÍVEL VIVENCIAR UMA ESCOLA QUE NÃO ATENDA AOS ALUNOS IDEALIZADOS, OU CONSIDERADOS "NORMAIS", MAS QUE TAMBÉM CONSIDERE E RESPEITE AS DIFERENÇAS QUE NELA ESTÃO INSERIDAS (FIGUEIREDO E GUARINELLO, 2013). ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS ANALISAR DOIS VÍDEOS QUE ABORDAM A LITERATURA INFANTO-JUVENIL (A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE LER DE LILIA GRAMACHO E O PERALTA DE JEFFERSON GALDINO), AMBOS DISPONÍVEIS NA INTERNET; E IDENTIFICAR QUAIS RECURSOS MULTIMODAIS SÃO UTILIZADOS EM SUA PRODUÇÃO. PERCEBEU-SE QUE APESAR DE OS DOIS VÍDEOS TEREM SIDO ADAPTADOS PARA PESSOAS SURDAS, A PRIMEIRA OBRA UTILIZOU MAIS RECURSOS MULTIMODAIS (IMAGEM, LIBRAS, LEGENDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, MÚSICA E IMAGENS DO LIVRO); JÁ A SEGUNDA, NÃO HOUVE A UTILIZAÇÃO DA LEGENDA, NEM DE SOM, APRESENTANDO A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA EM LIBRAS E A UTILIZAÇÃO DA IMAGEM DO LIVRO INTERPRETADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, LIBRAS, LITERATURA, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID4954_06082020175337.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }