MAPA-VISUAL: NARRATIVA DIGITAL NO ENSINO DE ARTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68842 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1098 "inscrito_id" => 6148 "titulo" => "MAPA-VISUAL: NARRATIVA DIGITAL NO ENSINO DE ARTE" "resumo" => "ESSE ARTIGO EXPÕE ALGUMAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS E HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR INICIATIVA DO PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA / PIBIC DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO, SURGE A PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO CURRICULAR BALIZADA A PARTIR DO ESTUDO DOS PROGRAMAS DE LIVROS DIDÁTICOS E DOS MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO. PARA TANTO, PROCURA-SE EXPANDIR EIXOS TEMÁTICOS, TAIS COMO ETNIAS; RETRATOS; REGISTROS; RITOS E RELIGIÕES; CIDADE; TRABALHO; AUTORRETRATOS ETC. QUE DEFINIMOS COMO MAPAS-VISUAIS. EM DIÁLOGO COM A HISTORIOGRAFIA DA ARTE ATEMPORAL; COM A PESQUISA E DIFUSÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS; COM A REPERCUSSÃO ALEGÓRICA DE REGISTROS ARTÍSTICOS ESTRANGEIROS; COM O ESTUDO ACERCA DA TRAJETÓRIA E BIOGRAFIA DE ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS SOMADOS, AINDA, COM A REPERCUSSÃO DAS LINGUAGENS ESTÉTICAS HÍBRIDAS PROVENIENTES DA CULTURA VISUAL COTIDIANA SÃO PROPOSTAS NARRATIVAS ENTENDIDAS COMO RIZOMAS ESTÉTICOS LIGADOS À IDENTIDADE E CULTURA NACIONAIS. AS NARRATIVAS EXPERIENCIADAS VÊM SENDO PUBLICADAS NUM ENDEREÇO ELETRÔNICO - CRIADO PELO GRUPO DE PESQUISA - E VOLTAM-SE À PROMOÇÃO DE PROCESSOS AUTORAIS DE DOCENTES E LICENCIANDOS DA ÁREA. ESPERA-SE, DESTE MODO, QUE OS VIESES ENTRE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAIS TORNEM-SE MAIS RELEVANTES NO AMBIENTE ESCOLAR PARA O DESENCADEAMENTO DO PROCESSO CRÍTICO DE FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA JUVENTUDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MAPAS-VISUAIS, ENSINO DE ARTE, NARRATIVA DIGITAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, PROCESSOS AUTORAIS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6148_31082020154456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA ARCURI" "autor_nome_curto" => "CHRIS ARCURI" "autor_email" => "arcuriarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68842 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1098 "inscrito_id" => 6148 "titulo" => "MAPA-VISUAL: NARRATIVA DIGITAL NO ENSINO DE ARTE" "resumo" => "ESSE ARTIGO EXPÕE ALGUMAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS E HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR INICIATIVA DO PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA / PIBIC DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO, SURGE A PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO CURRICULAR BALIZADA A PARTIR DO ESTUDO DOS PROGRAMAS DE LIVROS DIDÁTICOS E DOS MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO. PARA TANTO, PROCURA-SE EXPANDIR EIXOS TEMÁTICOS, TAIS COMO ETNIAS; RETRATOS; REGISTROS; RITOS E RELIGIÕES; CIDADE; TRABALHO; AUTORRETRATOS ETC. QUE DEFINIMOS COMO MAPAS-VISUAIS. EM DIÁLOGO COM A HISTORIOGRAFIA DA ARTE ATEMPORAL; COM A PESQUISA E DIFUSÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS; COM A REPERCUSSÃO ALEGÓRICA DE REGISTROS ARTÍSTICOS ESTRANGEIROS; COM O ESTUDO ACERCA DA TRAJETÓRIA E BIOGRAFIA DE ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS SOMADOS, AINDA, COM A REPERCUSSÃO DAS LINGUAGENS ESTÉTICAS HÍBRIDAS PROVENIENTES DA CULTURA VISUAL COTIDIANA SÃO PROPOSTAS NARRATIVAS ENTENDIDAS COMO RIZOMAS ESTÉTICOS LIGADOS À IDENTIDADE E CULTURA NACIONAIS. AS NARRATIVAS EXPERIENCIADAS VÊM SENDO PUBLICADAS NUM ENDEREÇO ELETRÔNICO - CRIADO PELO GRUPO DE PESQUISA - E VOLTAM-SE À PROMOÇÃO DE PROCESSOS AUTORAIS DE DOCENTES E LICENCIANDOS DA ÁREA. ESPERA-SE, DESTE MODO, QUE OS VIESES ENTRE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAIS TORNEM-SE MAIS RELEVANTES NO AMBIENTE ESCOLAR PARA O DESENCADEAMENTO DO PROCESSO CRÍTICO DE FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA JUVENTUDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MAPAS-VISUAIS, ENSINO DE ARTE, NARRATIVA DIGITAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, PROCESSOS AUTORAIS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6148_31082020154456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA ARCURI" "autor_nome_curto" => "CHRIS ARCURI" "autor_email" => "arcuriarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }