MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/AS EM EXERCÍCIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68857 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 2679 "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/AS EM EXERCÍCIO" "resumo" => "ESTE ARTIGO DEBRUÇA-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ARTICULAÇÃO COM AS TRAJETÓRIAS DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO, PARTINDO DESTES SUJEITOS ENVOLVIDOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO PROCESSO. OBJETIVA, PORTANTO, COMPREENDER COMO FORAM CONSTITUÍDAS AS TRAJETÓRIAS DESTES SUJEITOS A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS, NO INTUITO DE PERCEBER COMO ESTAS ATRAVESSARAM A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO ESCOLHEMOS TRILHAR PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA BUSCANDO NAS MEMÓRIAS CONHECER O CONTEXTO VIVIDO PELOS SUJEITOS EM SEU PROCESSO DE VIDA-FORMAÇÃO, A FIM DE MERGULHAR NAS SUAS HISTÓRIAS PARA CONHECER TODO O PROCESSO VIVENCIADO NA INFÂNCIA E NAS RELAÇÕES COM A ESCOLA. DIVIDIDO EM QUATRO PARTES E RESPALDADO NOS ESTUDOS DE KENSKI (1994), BOSI (1994), THOMPSON (1992), CATANI (1997), SOUZA (2006) E CHIZZOTI (1991), O ARTIGO TRAZ INICIALMENTE UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA, EM SEGUIDA DISCUTE À LUZ DAS TEORIAS ATUAIS A TRÍADE HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA LOGO DEPOIS, COM UM VIÉS NO CAMPO EMPÍRICO, APRESENTAR OS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E PARA NÃO CONCLUIR, MAS ABRIR NOVAS REFLEXÕES, APRESENTA NARRATIVAS QUE RESPALDAM AS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO DEIXAMOS NOSSAS MARCAS, REGISTRANDO PENSAMENTOS, SONHOS E DESEJOS CONSTRUÍDOS NO CAMINHAR. ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS REVIVEMOS E RECONFIGURAMOS O NOSSO FAZER, POIS SÃO ELES A EXTENSÃO DA NOSSA AÇÃO, DO NOSSO MOVIMENTO DO FAZER/CONSTRUIR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PARFOR, MEMÓRIAS, FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2679_01102020212311.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO" "autor_nome_curto" => "DE ANDRADE" "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68857 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 2679 "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/AS EM EXERCÍCIO" "resumo" => "ESTE ARTIGO DEBRUÇA-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ARTICULAÇÃO COM AS TRAJETÓRIAS DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO, PARTINDO DESTES SUJEITOS ENVOLVIDOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO PROCESSO. OBJETIVA, PORTANTO, COMPREENDER COMO FORAM CONSTITUÍDAS AS TRAJETÓRIAS DESTES SUJEITOS A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS, NO INTUITO DE PERCEBER COMO ESTAS ATRAVESSARAM A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO ESCOLHEMOS TRILHAR PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA BUSCANDO NAS MEMÓRIAS CONHECER O CONTEXTO VIVIDO PELOS SUJEITOS EM SEU PROCESSO DE VIDA-FORMAÇÃO, A FIM DE MERGULHAR NAS SUAS HISTÓRIAS PARA CONHECER TODO O PROCESSO VIVENCIADO NA INFÂNCIA E NAS RELAÇÕES COM A ESCOLA. DIVIDIDO EM QUATRO PARTES E RESPALDADO NOS ESTUDOS DE KENSKI (1994), BOSI (1994), THOMPSON (1992), CATANI (1997), SOUZA (2006) E CHIZZOTI (1991), O ARTIGO TRAZ INICIALMENTE UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA, EM SEGUIDA DISCUTE À LUZ DAS TEORIAS ATUAIS A TRÍADE HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA LOGO DEPOIS, COM UM VIÉS NO CAMPO EMPÍRICO, APRESENTAR OS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E PARA NÃO CONCLUIR, MAS ABRIR NOVAS REFLEXÕES, APRESENTA NARRATIVAS QUE RESPALDAM AS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO DEIXAMOS NOSSAS MARCAS, REGISTRANDO PENSAMENTOS, SONHOS E DESEJOS CONSTRUÍDOS NO CAMINHAR. ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS REVIVEMOS E RECONFIGURAMOS O NOSSO FAZER, POIS SÃO ELES A EXTENSÃO DA NOSSA AÇÃO, DO NOSSO MOVIMENTO DO FAZER/CONSTRUIR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PARFOR, MEMÓRIAS, FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2679_01102020212311.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO" "autor_nome_curto" => "DE ANDRADE" "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }