METODOLOGIAS ATIVAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS OU UTOPIAS DA CONTEMPORANEIDADE?
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68876 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 711 "inscrito_id" => 3967 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS OU UTOPIAS DA CONTEMPORANEIDADE?" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA ARTICULA PONTUALMENTE COMO A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA O PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO, INTENCIONAL E SISTEMATIZADO NA ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, BEM COMO AS REPRESENTATIVIDADES DESSAS AÇÕES PARA OS/AS ALUNOS/AS COM A INTENCIONALIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA PROPULSOR AO PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA É TRATADA POR PORMENORES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE UMA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA EM UM CONTEXTO DE VIVÊNCIAS SINGULARES E PROJETADAS AO LIDAR COM AS DEMANDAS NECESSÁRIAS AO LABOR. O PROFESSOR DISPÔS AOS/ÀS ALUNO/AS UM TEXTO REFERENCIAL PARA QUE A PARTIR DESTE, UMA NOVA PRODUÇÃO DE MATERIAL FOSSE CRIADA E APRESENTADA À TURMA NO COMPONENTE CURRICULAR DE “PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS”, NA QUAL TEM COMO OBJETIVO INSTIGAR A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DAS QUESTÕES SITUACIONAIS DOS COMPORTAMENTOS FRENTE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO. AS ANÁLISES TEMÁTICAS RESULTARAM EM TRÊS ATIVIDADES/PRODUÇÕES A PARTIR DOS OBJETIVOS E COMBINADOS DEMARCADOS PARA A TURMA – OS ESQUEMAS QUE SE REPRESENTAM PELAS DISCUSSÕES EM “NEUROCIÊNCIA”, “GLOBALIZAÇÃO” E “EMPATIA” PUDERAM SER CRIADOS E DISCUTIDOS PELAS CARACTERIZAÇÕES CONCEITUAIS, OBJETIVOS, EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTOS QUE SE JUSTIFICAM COMO TEMÁTICAS NECESSÁRIAS DE CONHECIMENTO. PELO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ACREDITA-SE QUE SEJAM OPORTUNAS CONDIÇÕES PARA QUE OS/AS ALUNOS/AS PARTICIPEM COMO PROTAGONISTAS DE SUAS (TRANS)FORMAÇÕES ENQUANTO SUJEITOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RECURSOS HUMANOS, DOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID3967_25082020011816.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "GUILHERME ALVES" "autor_email" => "guilherme_g21@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68876 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 711 "inscrito_id" => 3967 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS OU UTOPIAS DA CONTEMPORANEIDADE?" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA ARTICULA PONTUALMENTE COMO A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA O PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO, INTENCIONAL E SISTEMATIZADO NA ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, BEM COMO AS REPRESENTATIVIDADES DESSAS AÇÕES PARA OS/AS ALUNOS/AS COM A INTENCIONALIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA PROPULSOR AO PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA É TRATADA POR PORMENORES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE UMA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA EM UM CONTEXTO DE VIVÊNCIAS SINGULARES E PROJETADAS AO LIDAR COM AS DEMANDAS NECESSÁRIAS AO LABOR. O PROFESSOR DISPÔS AOS/ÀS ALUNO/AS UM TEXTO REFERENCIAL PARA QUE A PARTIR DESTE, UMA NOVA PRODUÇÃO DE MATERIAL FOSSE CRIADA E APRESENTADA À TURMA NO COMPONENTE CURRICULAR DE “PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS”, NA QUAL TEM COMO OBJETIVO INSTIGAR A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DAS QUESTÕES SITUACIONAIS DOS COMPORTAMENTOS FRENTE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO. AS ANÁLISES TEMÁTICAS RESULTARAM EM TRÊS ATIVIDADES/PRODUÇÕES A PARTIR DOS OBJETIVOS E COMBINADOS DEMARCADOS PARA A TURMA – OS ESQUEMAS QUE SE REPRESENTAM PELAS DISCUSSÕES EM “NEUROCIÊNCIA”, “GLOBALIZAÇÃO” E “EMPATIA” PUDERAM SER CRIADOS E DISCUTIDOS PELAS CARACTERIZAÇÕES CONCEITUAIS, OBJETIVOS, EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTOS QUE SE JUSTIFICAM COMO TEMÁTICAS NECESSÁRIAS DE CONHECIMENTO. PELO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ACREDITA-SE QUE SEJAM OPORTUNAS CONDIÇÕES PARA QUE OS/AS ALUNOS/AS PARTICIPEM COMO PROTAGONISTAS DE SUAS (TRANS)FORMAÇÕES ENQUANTO SUJEITOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RECURSOS HUMANOS, DOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID3967_25082020011816.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "GUILHERME ALVES" "autor_email" => "guilherme_g21@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }