O ÁBACO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68922 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2398 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "O ÁBACO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS" "resumo" => "O ÁBACO PODE SER CONSIDERADO UMA ESPÉCIE DE CALCULADORA MANUAL, VISTO QUE PERMITE A REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, DE FORMA SEMELHANTE À PRÁTICA DO CÁLCULO MENTAL. NO CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PROPOSTA FOI RESGATAR AS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A IDEIA DE DESENVOLVER ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE DISCUSSÕES OCORRIDAS NO PLANEJAMENTO COLETIVO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NA CIDADE DE QUIXERAMOBIM-CE, NO QUAL FALÁVAMOS SOBRE MATERIAIS E/OU RECURSOS ACESSÍVEIS QUE PERMITISSEM A INTERAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES E OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS, DE MODO PARTICULAR DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO. O ÁBACO FOI UTILIZADO EM OITO (08) AULAS EM DUAS (02) TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO ENSINO MÉDIO DURANTE OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO. ESTA PESQUISA ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO DE PESQUISA UTILIZADO FOI PARTICIPANTE. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A OBSERVAÇÃO E O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO. AUTORES COMO AUSUBEL (1982), DEMO (2003), KISHIMOTO (1997) E PELIZZARI (2002) TROUXERAM CONTRIBUIÇÕES QUE FUNDAMENTARAM ESTE ESTUDO. PERCEBEU-SE QUE OS EDUCANDOS FORAM DESAFIADOS A FAZEREM USO DO ÁBACO PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE EXIGIAM A REALIZAÇÃO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO. A MANIPULAÇÃO DESTE OBJETO FAVORECEU AINDA A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, OBSERVANDO OS PROCEDIMENTOS DE COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÁBACO, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID218_30092020234509.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FERNANDES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FELIPE FERNANDES" "autor_email" => "phelipe28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68922 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2398 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "O ÁBACO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS" "resumo" => "O ÁBACO PODE SER CONSIDERADO UMA ESPÉCIE DE CALCULADORA MANUAL, VISTO QUE PERMITE A REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, DE FORMA SEMELHANTE À PRÁTICA DO CÁLCULO MENTAL. NO CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PROPOSTA FOI RESGATAR AS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A IDEIA DE DESENVOLVER ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE DISCUSSÕES OCORRIDAS NO PLANEJAMENTO COLETIVO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NA CIDADE DE QUIXERAMOBIM-CE, NO QUAL FALÁVAMOS SOBRE MATERIAIS E/OU RECURSOS ACESSÍVEIS QUE PERMITISSEM A INTERAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES E OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS, DE MODO PARTICULAR DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO. O ÁBACO FOI UTILIZADO EM OITO (08) AULAS EM DUAS (02) TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO ENSINO MÉDIO DURANTE OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO. ESTA PESQUISA ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO DE PESQUISA UTILIZADO FOI PARTICIPANTE. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A OBSERVAÇÃO E O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO. AUTORES COMO AUSUBEL (1982), DEMO (2003), KISHIMOTO (1997) E PELIZZARI (2002) TROUXERAM CONTRIBUIÇÕES QUE FUNDAMENTARAM ESTE ESTUDO. PERCEBEU-SE QUE OS EDUCANDOS FORAM DESAFIADOS A FAZEREM USO DO ÁBACO PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE EXIGIAM A REALIZAÇÃO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO. A MANIPULAÇÃO DESTE OBJETO FAVORECEU AINDA A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, OBSERVANDO OS PROCEDIMENTOS DE COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÁBACO, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID218_30092020234509.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FERNANDES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "FELIPE FERNANDES" "autor_email" => "phelipe28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }