SEGUNDO A ABORDAGEM TRIANGULAR É IMPORTANTE QUE NA AULA DE ARTES RESSALTE-SE A IMPORTÂNCIA DO USO PELO DOCENTE DE IMAGENS DO COTIDIANO COMO PUBLICITÁRIAS, JORNALÍSTICAS E DO ENTRETENIMENTO COM A MESMA IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS DE GRANDES OBRAS DA HISTÓRIA DA ARTE. O CINEMA DESDE SEU COMEÇO ESTEVE ATRELADO AO ASPECTO COMERCIAL DE ENTRETENIMENTO. ISTO ESTIGMATIZOU DESDE CEDO SUA LEGITIMIDADE COMO FORMA DE ARTE, SENDO VISTO APENAS COMO CURIOSIDADE E LAZER DESTITUÍDO DE PROFUNDIDADE E RELEVÂNCIA CULTURAL. PRETENDE-SE ENTÃO REFORÇAR O CARÁTER DIDÁTICO E EXPANDIR O POTENCIAL INTERPRETATIVO DO USO DO CINEMA NA ABORDAGEM EXPOSITIVA DE PINTURAS EM AULA DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, REFORÇANDO A RELEVÂNCIA DA LEITURA E APRECIAÇÃO DE IMAGENS EM AULA, INCLUSIVE AS DO ENTRETENIMENTO E REFORÇAR O VALOR CULTURAL QUE O CINEMA TEM. APONTA-SE QUE DURANTE O CONTATO COM UMA OBRA AUDIOVISUAL O ASPECTO DE FRUIÇÃO CARACTERÍSTICO DE UM ESPETÁCULO CONTRIBUI PARA QUE SEU ESPECTADOR TENHA MAIS BOA VONTADE AO APRECIAR A REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA EM UM FILME, PELO MESMO CONTER UM ASPECTO PRAZEROSO QUE REMETE AO LAZER.
OBJETIVA-SE ENTÃO DESENVOLVER O USO DO CINEMA EM AULA DE ARTES COMO UM MÉTODO DE APRENDIZADO ARTÍSTICO ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ESPECÍFICA BASEADA NA ABORDAGEM TRIANGULAR QUE VISA PENSAR O CINEMA NÃO APENAS COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE ARTES, MAS COMO UM MEIO DE APRENDIZADO EM SI.