O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AGRESTE ALAGOANO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68983 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 3746 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AGRESTE ALAGOANO" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DOS SURDOS, A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TORNA-SE ESSENCIAL QUESTIONAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. ASSIM, BUSCAMOS INVESTIGAR: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO SOBRE A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL E DE COITÉ DO NÓIA/AL. O EDUCADOR DEVE BUSCAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÉTODOS PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE FAÇA COM QUE AGUCEM A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, COM UM OLHAR ATENTO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM A EFETIVA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2018, COM 14 (QUATORZE) PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO EM LIBRAS DOS PROFESSORES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS PROFESSORES INFORMARAM SENTIR-SE PREPARADOS, MAS DESTACARAM A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS COMPLEMENTARES, RELATADO PELA MAIORIA DOS PESQUISADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, LIBRAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID3746_06072020234049.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZ DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LAÍZ SANTOS " "autor_email" => "laizssantos.ls@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68983 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 3746 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AGRESTE ALAGOANO" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DOS SURDOS, A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TORNA-SE ESSENCIAL QUESTIONAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. ASSIM, BUSCAMOS INVESTIGAR: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO SOBRE A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL E DE COITÉ DO NÓIA/AL. O EDUCADOR DEVE BUSCAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÉTODOS PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE FAÇA COM QUE AGUCEM A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, COM UM OLHAR ATENTO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM A EFETIVA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2018, COM 14 (QUATORZE) PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO EM LIBRAS DOS PROFESSORES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS PROFESSORES INFORMARAM SENTIR-SE PREPARADOS, MAS DESTACARAM A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS COMPLEMENTARES, RELATADO PELA MAIORIA DOS PESQUISADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, LIBRAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID3746_06072020234049.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZ DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LAÍZ SANTOS " "autor_email" => "laizssantos.ls@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }