O ENSINO DE LIBRAS E AS ARTES VISUAIS MOTORAS: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68999 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2045 "inscrito_id" => 6160 "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS E AS ARTES VISUAIS MOTORAS: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA." "resumo" => "TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE SE PENSAR A INCLUS?O DO ENSINO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ? VOLTADA PARA DO USO DA ARTE VISUAL MOTORA COMO FERRAMENTA PARA MOBILIZAR A APRENDIZAGEM DE LIBRAS NAS ESCOLAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE OBSERVA??O NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO QUIRINO NA CIDADE DE OEIRAS-PI EM UMA TURMA DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A QUAL ESTUDAVA UM ALUNO SURDO, COMO TAMB?M FOI APLICADO UM QUESTION?RIO ?S PROFESSORAS DA TURMA CITADA. COMO APOIO REFERENCIAL, FIZEMOS MEN??O A BUENO (1975) EM BREVE AN?LISE HIST?RICA DA SURDEZ, E SKLIAR (2001), PERLI E STROBEL (2006), MARTINS (2001) E CALDAS (2006) COMO APOIO A INCLUS?O E RELA??O DA ARTE VISUAL MOTORA COM A L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS. FOI POSS?VEL OBSERVAR QUE A FALTA DE FORMA??O DOS PROFESSORES E DE MATERIAL DID?TICO PARA O ENSINO DE LIBRAS S?O FATORES QUE DIFICULTAM O ENSINO DESTA L?NGUA, POR?M NO TRABALHO DA OBSERVA??O E COMO FORMA DE DEIXAR UMA CONTRIBUI??O A COMUNIDADE ESCOLAR FOI REALIZADA A INTERPRETA??O DE UMA M?SICA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS E O ALUNO SURDO, ONDE PELA INTERA??O DOS ALUNOS COM A ATIVIDADE, OBSERVAMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS AGREGADA A ARTE VISUAL MOTORA ? UM MEIO EFICAZ, FACILITADOR E DE GRANDE CONTRIBUI??O PARA A APRENDIZAGEM DA L?NGUA DE SINAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LÍNGUA DE SINAIS, ARTE VISUAL MOTORA, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6160_24092020120306.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSICA DE SOUSA MACEDO" "autor_nome_curto" => "GÉSSICA MACEDO" "autor_email" => "gessica.vl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CEAD" "autor_imagem" => "5f7478d562195_30092020_092349.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68999 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2045 "inscrito_id" => 6160 "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS E AS ARTES VISUAIS MOTORAS: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA." "resumo" => "TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE SE PENSAR A INCLUS?O DO ENSINO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ? VOLTADA PARA DO USO DA ARTE VISUAL MOTORA COMO FERRAMENTA PARA MOBILIZAR A APRENDIZAGEM DE LIBRAS NAS ESCOLAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE OBSERVA??O NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO QUIRINO NA CIDADE DE OEIRAS-PI EM UMA TURMA DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A QUAL ESTUDAVA UM ALUNO SURDO, COMO TAMB?M FOI APLICADO UM QUESTION?RIO ?S PROFESSORAS DA TURMA CITADA. COMO APOIO REFERENCIAL, FIZEMOS MEN??O A BUENO (1975) EM BREVE AN?LISE HIST?RICA DA SURDEZ, E SKLIAR (2001), PERLI E STROBEL (2006), MARTINS (2001) E CALDAS (2006) COMO APOIO A INCLUS?O E RELA??O DA ARTE VISUAL MOTORA COM A L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS. FOI POSS?VEL OBSERVAR QUE A FALTA DE FORMA??O DOS PROFESSORES E DE MATERIAL DID?TICO PARA O ENSINO DE LIBRAS S?O FATORES QUE DIFICULTAM O ENSINO DESTA L?NGUA, POR?M NO TRABALHO DA OBSERVA??O E COMO FORMA DE DEIXAR UMA CONTRIBUI??O A COMUNIDADE ESCOLAR FOI REALIZADA A INTERPRETA??O DE UMA M?SICA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS E O ALUNO SURDO, ONDE PELA INTERA??O DOS ALUNOS COM A ATIVIDADE, OBSERVAMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS AGREGADA A ARTE VISUAL MOTORA ? UM MEIO EFICAZ, FACILITADOR E DE GRANDE CONTRIBUI??O PARA A APRENDIZAGEM DA L?NGUA DE SINAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LÍNGUA DE SINAIS, ARTE VISUAL MOTORA, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6160_24092020120306.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSICA DE SOUSA MACEDO" "autor_nome_curto" => "GÉSSICA MACEDO" "autor_email" => "gessica.vl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CEAD" "autor_imagem" => "5f7478d562195_30092020_092349.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }