Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO A PRÁTICA NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR

Palavra-chaves: Cuidar E Educar, Educação Infantil, Formação Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 2271
    "titulo" => "O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO A PRÁTICA NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR"
    "resumo" => "O presente trabalho emerge a partir da experiência do Estágio Curricular na Educação Infantil, em uma Unidade de Educação Infantil, localizada na cidade de Mossoró/RN. O objetivo deste é analisar e demonstrar a experiência pedagógica em uma UEI, adquirida durante o curso de pedagogia, mostrando a relevância desta para a formação inicial do educador pesquisador e reflexivo de sua própria práxis escolar, ressaltando ainda que além do educar na educação infantil também é necessário o cuidar. Para isso usamos da pesquisa de campo vivenciada através do estagio supervisionado I, na Educação Infantil, e também recorremos a autores como AYDAT (1995); BRASIL (1998); COSTA (2006); CORDEIRO (2007); FERREIRO (2001); FREIRE (1996); OLIVEIRA (2002); PIMENTA (2004). Constatamos que o estágio curricular, além de ser uma experiência na educação Infantil, ainda possibilita que o aluno pesquise o campo de atuação e reflita articulando a teoria e prática escolar observada e vivenciada. Concluímos, portanto que este momento em que o aluno da graduação tem uma aproximação com a sala de aula, possibilita que o mesmo possa desenvolver habilidades e postura de educador, de quem educa e cuida, pois as crianças da educação infantil ainda necessitam do cuidar, diante disso, é necessário que este profissional seja capaz de além de proporcionar um ambiente educacional, cuide também dos pequeninos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Cuidar e educar, Educação infantil, Formação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "45e8a91bd9bd5123f2086add82591f9e_2271.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GIORDANA LINHARES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "GIORDANA LINHARES"
    "autor_email" => "giordana_linhares@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 2271
    "titulo" => "O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO A PRÁTICA NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR"
    "resumo" => "O presente trabalho emerge a partir da experiência do Estágio Curricular na Educação Infantil, em uma Unidade de Educação Infantil, localizada na cidade de Mossoró/RN. O objetivo deste é analisar e demonstrar a experiência pedagógica em uma UEI, adquirida durante o curso de pedagogia, mostrando a relevância desta para a formação inicial do educador pesquisador e reflexivo de sua própria práxis escolar, ressaltando ainda que além do educar na educação infantil também é necessário o cuidar. Para isso usamos da pesquisa de campo vivenciada através do estagio supervisionado I, na Educação Infantil, e também recorremos a autores como AYDAT (1995); BRASIL (1998); COSTA (2006); CORDEIRO (2007); FERREIRO (2001); FREIRE (1996); OLIVEIRA (2002); PIMENTA (2004). Constatamos que o estágio curricular, além de ser uma experiência na educação Infantil, ainda possibilita que o aluno pesquise o campo de atuação e reflita articulando a teoria e prática escolar observada e vivenciada. Concluímos, portanto que este momento em que o aluno da graduação tem uma aproximação com a sala de aula, possibilita que o mesmo possa desenvolver habilidades e postura de educador, de quem educa e cuida, pois as crianças da educação infantil ainda necessitam do cuidar, diante disso, é necessário que este profissional seja capaz de além de proporcionar um ambiente educacional, cuide também dos pequeninos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Cuidar e educar, Educação infantil, Formação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "45e8a91bd9bd5123f2086add82591f9e_2271.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GIORDANA LINHARES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "GIORDANA LINHARES"
    "autor_email" => "giordana_linhares@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho emerge a partir da experiência do Estágio Curricular na Educação Infantil, em uma Unidade de Educação Infantil, localizada na cidade de Mossoró/RN. O objetivo deste é analisar e demonstrar a experiência pedagógica em uma UEI, adquirida durante o curso de pedagogia, mostrando a relevância desta para a formação inicial do educador pesquisador e reflexivo de sua própria práxis escolar, ressaltando ainda que além do educar na educação infantil também é necessário o cuidar. Para isso usamos da pesquisa de campo vivenciada através do estagio supervisionado I, na Educação Infantil, e também recorremos a autores como AYDAT (1995); BRASIL (1998); COSTA (2006); CORDEIRO (2007); FERREIRO (2001); FREIRE (1996); OLIVEIRA (2002); PIMENTA (2004). Constatamos que o estágio curricular, além de ser uma experiência na educação Infantil, ainda possibilita que o aluno pesquise o campo de atuação e reflita articulando a teoria e prática escolar observada e vivenciada. Concluímos, portanto que este momento em que o aluno da graduação tem uma aproximação com a sala de aula, possibilita que o mesmo possa desenvolver habilidades e postura de educador, de quem educa e cuida, pois as crianças da educação infantil ainda necessitam do cuidar, diante disso, é necessário que este profissional seja capaz de além de proporcionar um ambiente educacional, cuide também dos pequeninos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.