O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DESAFIOS, PERSPECTIVAS E ANÁLISES DO FAZER DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69023 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 7721 "titulo" => "O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DESAFIOS, PERSPECTIVAS E ANÁLISES DO FAZER DOCENTE" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É SEM DÚVIDAS, UMA DAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES DE NOSSA FORMAÇÃO, ESTAMOS SAINDO DAS TEORIAS PARA VIVENCIAR NA PRÁTICA O QUE APRENDEMOS E DISCUTIMOS EM SALA DE AULA COMO ALUNOS. RESSALTA-SE QUE ESTE DESENVOLVIDO EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, O PRIMEIRO NA FORMA DE OBSERVAÇÃO DE TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A ESTRUTURA FÍSICA, OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, AS METODOLOGIAS ADOTADAS EM SALA DE AULA, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE OUTROS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEGUNDO MOMENTO, A REGÊNCIA EM SALA DE AULA. AUTORES COMO BELLO E BREDA (2007), CHARLOT (2008), PIAGET (1973) E SOUZA (2005) CORROBORARAM COM AS DISCUSSÕES ACERCA DAS PERSPECTIVAS E DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTAGIÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS APRESENTAM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. O MÉTODO DE PESQUISA ADOTADO FOI O PARTICIPANTE. A OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E OS SEUS PARES, BEM COMO O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO FORAM OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A ROTINA ESCOLAR FOI MANTIDA, PORÉM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PASSARAM POR MODIFICAÇÕES, BEM COMO A METODOLOGIA APLICADA, BUSCANDO DESENVOLVER UM TRABALHO EM TORNO DA PLURALIDADE E QUE CONTEMPLASSEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS INFANTES, OPORTUNIZANDO MOMENTOS DE APRENDIZAGEM. ESTA EXPERIÊNCIA REVELOU-NOS QUE O CONHECIMENTO SE DÁ PELO CONTATO, PELA EXPERIMENTAÇÃO E PRINCIPALMENTE, PELA CAPACIDADE DE APRENDER POR MEIO DAS RELAÇÕES COM OS OUTROS SUJEITOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, LEGITIMANDO-SE PELA ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO DESAFIADORA, NO SENTIDO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO., EDUCAÇÃO INFANTIL., OBSERVAÇÃO., REGÊNCIA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7721_30092020213759.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA EDINEUMA RIBEIRO LOPES" "autor_nome_curto" => "EDINEUMA RIBEIRO" "autor_email" => "ne.quixeramobim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69023 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 7721 "titulo" => "O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DESAFIOS, PERSPECTIVAS E ANÁLISES DO FAZER DOCENTE" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É SEM DÚVIDAS, UMA DAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES DE NOSSA FORMAÇÃO, ESTAMOS SAINDO DAS TEORIAS PARA VIVENCIAR NA PRÁTICA O QUE APRENDEMOS E DISCUTIMOS EM SALA DE AULA COMO ALUNOS. RESSALTA-SE QUE ESTE DESENVOLVIDO EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, O PRIMEIRO NA FORMA DE OBSERVAÇÃO DE TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A ESTRUTURA FÍSICA, OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, AS METODOLOGIAS ADOTADAS EM SALA DE AULA, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE OUTROS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEGUNDO MOMENTO, A REGÊNCIA EM SALA DE AULA. AUTORES COMO BELLO E BREDA (2007), CHARLOT (2008), PIAGET (1973) E SOUZA (2005) CORROBORARAM COM AS DISCUSSÕES ACERCA DAS PERSPECTIVAS E DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTAGIÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS APRESENTAM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. O MÉTODO DE PESQUISA ADOTADO FOI O PARTICIPANTE. A OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E OS SEUS PARES, BEM COMO O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO FORAM OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A ROTINA ESCOLAR FOI MANTIDA, PORÉM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PASSARAM POR MODIFICAÇÕES, BEM COMO A METODOLOGIA APLICADA, BUSCANDO DESENVOLVER UM TRABALHO EM TORNO DA PLURALIDADE E QUE CONTEMPLASSEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS INFANTES, OPORTUNIZANDO MOMENTOS DE APRENDIZAGEM. ESTA EXPERIÊNCIA REVELOU-NOS QUE O CONHECIMENTO SE DÁ PELO CONTATO, PELA EXPERIMENTAÇÃO E PRINCIPALMENTE, PELA CAPACIDADE DE APRENDER POR MEIO DAS RELAÇÕES COM OS OUTROS SUJEITOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, LEGITIMANDO-SE PELA ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO DESAFIADORA, NO SENTIDO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO., EDUCAÇÃO INFANTIL., OBSERVAÇÃO., REGÊNCIA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7721_30092020213759.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA EDINEUMA RIBEIRO LOPES" "autor_nome_curto" => "EDINEUMA RIBEIRO" "autor_email" => "ne.quixeramobim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }