O PODCAST COMO FERRAMENTA AO ENSINO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69108 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2086 "inscrito_id" => 5360 "titulo" => "O PODCAST COMO FERRAMENTA AO ENSINO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS" "resumo" => """ O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCATIVA,\r\n POIS, EM MEIO A TANTOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTA FERRAMENTA CONSTITUI-SE NUM RECURSO\r\n PARTICIPATIVO DA INTERNET, POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO NA EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS\r\n DA RÁDIO ESCOLAR VOLTADA AO AMBIENTE DA WEB. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR\r\n SOFTWARES COMO POR EXEMPLO, O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE ÁUDIO AUDACITY PARA GRAVAÇÃO E\r\n EDIÇÃO DO PROGRAMA E DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO GRATUITO ONLINE QUE É POSSIBILITADO\r\n PELA REDE. DIANTE DESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O USO\r\n DO PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO\r\n BÁSICA, PROPICIANDO UMA MELHORIA NO SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO\r\n E PRODUÇÃO DE TEXTO E, AINDA, DA ORALIDADE E CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS.\r\n ACREDITA-SE ENTÃO, QUE ESSA FERRAMENTA EDUCATIVA APRESENTA DESAFIOS TANTO PARA O\r\n EDUCANDO COMO PARA O EDUCADOR, QUANTO A APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS\r\n DA SOCIEDADE. PORTANTO, É ELEMENTAR INFERIR QUE O SEU USO PODE CONTRIBUIR COM QUALIDADE\r\n DO ENSINO, ISTO É, SE UTILIZADAS ATRAVÉS DE PROPOSTAS BEM PREPARADAS, COMO TAMBÉM DE\r\n ACORDO COM AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS. O QUE PODE FAVORECER A MOBILIZAÇÃO\r\n DE UMA APRENDIZAGEM ATRATIVA E IMERSIVA DO ALUNO, QUE INTERAGE NO MEIO EM QUE VIVE\r\n DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE APRENDER NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS RECURSOS DA\r\n ATUALIDADE (KENSKI, 2012). HAJA VISTO QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO – TIC’S, PODEM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS\r\n INOVADORAS QUE PODEM FAVORECER A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS, BEM COMO FORTALECER A JUSTIÇA SOCIAL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA, PERMITINDO ASSIM,\r\n ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO QUE TODOS SE APROPRIEM E COMPARTILHEM SABERES E EXPERIÊNCIAS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PODCAST, RECURSO AO ENSINO, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "CAZIMIRO CAMPOS" "autor_email" => "cazimirocampos@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69108 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2086 "inscrito_id" => 5360 "titulo" => "O PODCAST COMO FERRAMENTA AO ENSINO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS" "resumo" => """ O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCATIVA,\r\n POIS, EM MEIO A TANTOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTA FERRAMENTA CONSTITUI-SE NUM RECURSO\r\n PARTICIPATIVO DA INTERNET, POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO NA EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS\r\n DA RÁDIO ESCOLAR VOLTADA AO AMBIENTE DA WEB. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR\r\n SOFTWARES COMO POR EXEMPLO, O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE ÁUDIO AUDACITY PARA GRAVAÇÃO E\r\n EDIÇÃO DO PROGRAMA E DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO GRATUITO ONLINE QUE É POSSIBILITADO\r\n PELA REDE. DIANTE DESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O USO\r\n DO PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO\r\n BÁSICA, PROPICIANDO UMA MELHORIA NO SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO\r\n E PRODUÇÃO DE TEXTO E, AINDA, DA ORALIDADE E CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS.\r\n ACREDITA-SE ENTÃO, QUE ESSA FERRAMENTA EDUCATIVA APRESENTA DESAFIOS TANTO PARA O\r\n EDUCANDO COMO PARA O EDUCADOR, QUANTO A APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS\r\n DA SOCIEDADE. PORTANTO, É ELEMENTAR INFERIR QUE O SEU USO PODE CONTRIBUIR COM QUALIDADE\r\n DO ENSINO, ISTO É, SE UTILIZADAS ATRAVÉS DE PROPOSTAS BEM PREPARADAS, COMO TAMBÉM DE\r\n ACORDO COM AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS. O QUE PODE FAVORECER A MOBILIZAÇÃO\r\n DE UMA APRENDIZAGEM ATRATIVA E IMERSIVA DO ALUNO, QUE INTERAGE NO MEIO EM QUE VIVE\r\n DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE APRENDER NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS RECURSOS DA\r\n ATUALIDADE (KENSKI, 2012). HAJA VISTO QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO – TIC’S, PODEM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS\r\n INOVADORAS QUE PODEM FAVORECER A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS, BEM COMO FORTALECER A JUSTIÇA SOCIAL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA, PERMITINDO ASSIM,\r\n ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO QUE TODOS SE APROPRIEM E COMPARTILHEM SABERES E EXPERIÊNCIAS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PODCAST, RECURSO AO ENSINO, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "CAZIMIRO CAMPOS" "autor_email" => "cazimirocampos@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }