O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69116 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 399 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DA ESCOLA MUNICIPAL RIO LONGÁ, TURMA ANEXADA À ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO SAMPAIO MARTINS NO MUNICÍPIO DE CAXINGÓ-PI. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE ESPECIFICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE TEM COMO OBJETIVO ATENDER UM PÚBLICO QUE NÃO TEVE ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A INFÂNCIA OU NA ADOLESCÊNCIA, SEJA PELA OFERTA IRREGULAR DE VAGAS, SEJA PELAS INADEQUAÇÕES DO SISTEMA DE ENSINO, POR ASSUNTOS PARTICULARES OU PELAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEIS. A PESQUISA AQUI DESENVOLVIDA PAUTA-SE EM UM TRABALHO DE CAMPO COM EMBASAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ENVOLVENDO DOCENTE E EDUCANDOS POR INTERMÉDIO DE OBSERVAÇÕES, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS ATORES NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO, TAMBÉM, FOI DESENVOLVIDO COM A FINALIDADE DE PROMOVER REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS RELATIVOS ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E ESTABELECE DIRETRIZES PARA A RESOLUÇÃO DESSAS DIFICULDADES TENDO COMO VISÃO OS DESAFIOS DOS EDUCADORES E SUA FORMAÇÃO REFLETINDO A RESPONSABILIDADE DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO. FAVORECENDO A APROPRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS EDUCANDOS DA EJA. É PRECISO SALIENTAR QUE LER E ESCREVER SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS, SABENDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO EDUCADOR AO CUMPRI SEU PAPEL E, TAMBÉM, AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA CONSEGUIR APRENDER E VENCER OS DIVERSOS PROBLEMAS QUE ELES ENFRENTAM, SEJAM DE ORDEM SOCIAL, FÍSICA OU INTELECTUAL. ESPERA-SE QUE A PARTIR DAS REFLEXÕES EM TORNO DESSA PESQUISA, POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO, COM VISÃO CONSCIENTE, SENSO CRITICO E UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS JOVENS E ADULTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ENSINO/APRENDIZAGEM, LEITURA, ESCRITA, EJA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA12_ID399_01102020145102.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "ANA DAMASCENO" "autor_email" => "aninhafontenele@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL (UTIC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69116 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 399 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DA ESCOLA MUNICIPAL RIO LONGÁ, TURMA ANEXADA À ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO SAMPAIO MARTINS NO MUNICÍPIO DE CAXINGÓ-PI. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE ESPECIFICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE TEM COMO OBJETIVO ATENDER UM PÚBLICO QUE NÃO TEVE ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A INFÂNCIA OU NA ADOLESCÊNCIA, SEJA PELA OFERTA IRREGULAR DE VAGAS, SEJA PELAS INADEQUAÇÕES DO SISTEMA DE ENSINO, POR ASSUNTOS PARTICULARES OU PELAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEIS. A PESQUISA AQUI DESENVOLVIDA PAUTA-SE EM UM TRABALHO DE CAMPO COM EMBASAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ENVOLVENDO DOCENTE E EDUCANDOS POR INTERMÉDIO DE OBSERVAÇÕES, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS ATORES NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO, TAMBÉM, FOI DESENVOLVIDO COM A FINALIDADE DE PROMOVER REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS RELATIVOS ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E ESTABELECE DIRETRIZES PARA A RESOLUÇÃO DESSAS DIFICULDADES TENDO COMO VISÃO OS DESAFIOS DOS EDUCADORES E SUA FORMAÇÃO REFLETINDO A RESPONSABILIDADE DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO. FAVORECENDO A APROPRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS EDUCANDOS DA EJA. É PRECISO SALIENTAR QUE LER E ESCREVER SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS, SABENDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO EDUCADOR AO CUMPRI SEU PAPEL E, TAMBÉM, AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA CONSEGUIR APRENDER E VENCER OS DIVERSOS PROBLEMAS QUE ELES ENFRENTAM, SEJAM DE ORDEM SOCIAL, FÍSICA OU INTELECTUAL. ESPERA-SE QUE A PARTIR DAS REFLEXÕES EM TORNO DESSA PESQUISA, POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO, COM VISÃO CONSCIENTE, SENSO CRITICO E UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS JOVENS E ADULTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ENSINO/APRENDIZAGEM, LEITURA, ESCRITA, EJA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA12_ID399_01102020145102.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "ANA DAMASCENO" "autor_email" => "aninhafontenele@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL (UTIC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }