O “ALUNO-PROBLEMA”: APONTAMENTOS HISTÓRICOS E
CONTEMPORÂNEOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69186 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2492 "inscrito_id" => 5440 "titulo" => """ O “ALUNO-PROBLEMA”: APONTAMENTOS HISTÓRICOS E\r\n CONTEMPORÂNEOS """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO “ALUNO-PROBLEMA” A PARTIR\r\n DOS DISCURSOS QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, BUSCARAM EXPLICAR OS ALTOS ÍNDICES DE\r\n EVASÃO E REPROVAÇÃO DOS ALUNOS. DESTA FORMA, CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA E DE\r\n CUNHO BIBLIOGRÁFICO, TENDO POR BASE LIVROS, CAPÍTULOS DE LIVRO E ARTIGOS DE PERIÓDICOS QUE TRATASSEM\r\n SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO “ALUNO-PROBLEMA”. ESSAS FONTES, EM GERAL, ABORDAVAM TEMÁTICAS INTERRELACIONADAS SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE, O FRACASSO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE. OS\r\n RESULTADOS ENCONTRADOS NOS MOSTRAM QUE ATÉ A DÉCADA DE 1980, AS EXPLICAÇÕES DADAS AO FRACASSO\r\n ESCOLAR ERAM DE CUNHO BIOLÓGICO, SOCIAL E PSICOLÓGICO. O MALOGRO EDUCACIONAL ERA COLOCADO COMO\r\n UMA RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SE ADAPTAR À ESTRUTURA DA ESCOLA, POIS ERAM\r\n PROVENIENTES DAS CLASSES SOCIAIS MAIS POBRES, QUE NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE OFERTAR OS CUIDADOS\r\n BÁSICOS E O ACESSO À CULTURA CONSIDERADA COMO IDEAL PELA CLASSE DOMINANTE. A ESCOLA SERIA VÍTIMA\r\n DE UMA CLIENTELA “INADEQUADA”. A PARTIR DESSES DISCURSOS, FOI SE CONSTRUINDO A IMAGEM DE UM TIPO\r\n DE ALUNO QUE AINDA TEM REPERCUSSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ALUNOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, FRACASSO ESCOLAR, REPROVAÇÃO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID5440_01102020143916.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON EURIQUES DE VASCONCELOS FILHO" "autor_nome_curto" => "GERSON VASCONCELOS" "autor_email" => "gersonvasconcelos098@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69186 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2492 "inscrito_id" => 5440 "titulo" => """ O “ALUNO-PROBLEMA”: APONTAMENTOS HISTÓRICOS E\r\n CONTEMPORÂNEOS """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO “ALUNO-PROBLEMA” A PARTIR\r\n DOS DISCURSOS QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, BUSCARAM EXPLICAR OS ALTOS ÍNDICES DE\r\n EVASÃO E REPROVAÇÃO DOS ALUNOS. DESTA FORMA, CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA E DE\r\n CUNHO BIBLIOGRÁFICO, TENDO POR BASE LIVROS, CAPÍTULOS DE LIVRO E ARTIGOS DE PERIÓDICOS QUE TRATASSEM\r\n SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO “ALUNO-PROBLEMA”. ESSAS FONTES, EM GERAL, ABORDAVAM TEMÁTICAS INTERRELACIONADAS SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE, O FRACASSO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE. OS\r\n RESULTADOS ENCONTRADOS NOS MOSTRAM QUE ATÉ A DÉCADA DE 1980, AS EXPLICAÇÕES DADAS AO FRACASSO\r\n ESCOLAR ERAM DE CUNHO BIOLÓGICO, SOCIAL E PSICOLÓGICO. O MALOGRO EDUCACIONAL ERA COLOCADO COMO\r\n UMA RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SE ADAPTAR À ESTRUTURA DA ESCOLA, POIS ERAM\r\n PROVENIENTES DAS CLASSES SOCIAIS MAIS POBRES, QUE NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE OFERTAR OS CUIDADOS\r\n BÁSICOS E O ACESSO À CULTURA CONSIDERADA COMO IDEAL PELA CLASSE DOMINANTE. A ESCOLA SERIA VÍTIMA\r\n DE UMA CLIENTELA “INADEQUADA”. A PARTIR DESSES DISCURSOS, FOI SE CONSTRUINDO A IMAGEM DE UM TIPO\r\n DE ALUNO QUE AINDA TEM REPERCUSSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ALUNOS, EDUCAÇÃO BÁSICA, FRACASSO ESCOLAR, REPROVAÇÃO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID5440_01102020143916.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON EURIQUES DE VASCONCELOS FILHO" "autor_nome_curto" => "GERSON VASCONCELOS" "autor_email" => "gersonvasconcelos098@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }