OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O LIVRO
DIDÁTICO COMO (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE
GÊNERO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69202 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2072 "inscrito_id" => 2721 "titulo" => """ OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O LIVRO\r\n DIDÁTICO COMO (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE\r\n GÊNERO """ "resumo" => """ AO ENGENDRAR POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS QUANTO À TEMÁTICA\r\n GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E DEMAIS ATORES SOCIAIS QUE COMPÕEM O CONTEXTO\r\n EDUCACIONAL, CONSIDERAMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO, ENQUANTO INSTRUMENTO COMPLEXO E DE MÚLTIPLAS\r\n FACETAS, POSSUI COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, TORNANDO-SE UM\r\n IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPEL POLÍTICO PARA A ACULTURAÇÃO EM SUAS DIVERSAS TEMÁTICAS\r\n PRESENTES EM CONTEÚDOS E IMAGENS QUE MERECEM SER ANALISADOS. APRESENTAMOS NESTE ARTIGO OS\r\n RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE OBJETIVOU-SE A ANALISAR IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DA\r\n EDUCAÇÃO INFANTIL ENDEREÇADOS À PROFESSORES/AS NO EDITAL DO PNLD/2019 EM SEU PRIMEIRO ANO DE\r\n IMPLEMENTAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. PARA ESTE INTENTO, ARTICULAMOS O CONCEITO DE GÊNERO\r\n PROPOSTO POR SCOTT, BUTLER E LOURO, O CONCEITO DE INFÂNCIA DE SARMENTO, E LIVROS DIDÁTICOS DE\r\n BITTENCOURT E CHOPPIN, INCORPORANDO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA HERMENÊUTICA DE\r\n PROFUNDIDADE (HP) PROPOSTA POR THOMPSON EM CONJUNTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E\r\n ANÁLISE DE IMAGENS DE PENN, ILUMINANDO A ANÁLISE INTERNA A ESSAS FORMAS SIMBÓLICAS COM A\r\n INTERPRETAÇÃO E REINTERPRETAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO. APREENDEU-SE QUE AS CRIANÇAS\r\n PEQUENAS SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM LUGAR SOCIAL E DE OLHARES QUE SÃO ASSUMIDOS PELA\r\n CONCEPÇÃO ADULTOCÊNTRICA E QUE AS IMAGENS ESCOLHIDAS NOS LIVROS TENDEM À REPRODUÇÃO DE\r\n ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO AO SUSTENTAREM UM MODELO PATRIARCAL, RACISTA E CLASSISTA EM VISTA A FASE DE\r\n DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE INFANTIL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, INFÂNCIA, LIVROS DIDÁTICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID2721_25092020201310.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLY DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY" "autor_email" => "franciellyloliveira@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69202 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2072 "inscrito_id" => 2721 "titulo" => """ OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O LIVRO\r\n DIDÁTICO COMO (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE\r\n GÊNERO """ "resumo" => """ AO ENGENDRAR POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS QUANTO À TEMÁTICA\r\n GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E DEMAIS ATORES SOCIAIS QUE COMPÕEM O CONTEXTO\r\n EDUCACIONAL, CONSIDERAMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO, ENQUANTO INSTRUMENTO COMPLEXO E DE MÚLTIPLAS\r\n FACETAS, POSSUI COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, TORNANDO-SE UM\r\n IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPEL POLÍTICO PARA A ACULTURAÇÃO EM SUAS DIVERSAS TEMÁTICAS\r\n PRESENTES EM CONTEÚDOS E IMAGENS QUE MERECEM SER ANALISADOS. APRESENTAMOS NESTE ARTIGO OS\r\n RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE OBJETIVOU-SE A ANALISAR IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DA\r\n EDUCAÇÃO INFANTIL ENDEREÇADOS À PROFESSORES/AS NO EDITAL DO PNLD/2019 EM SEU PRIMEIRO ANO DE\r\n IMPLEMENTAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. PARA ESTE INTENTO, ARTICULAMOS O CONCEITO DE GÊNERO\r\n PROPOSTO POR SCOTT, BUTLER E LOURO, O CONCEITO DE INFÂNCIA DE SARMENTO, E LIVROS DIDÁTICOS DE\r\n BITTENCOURT E CHOPPIN, INCORPORANDO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA HERMENÊUTICA DE\r\n PROFUNDIDADE (HP) PROPOSTA POR THOMPSON EM CONJUNTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E\r\n ANÁLISE DE IMAGENS DE PENN, ILUMINANDO A ANÁLISE INTERNA A ESSAS FORMAS SIMBÓLICAS COM A\r\n INTERPRETAÇÃO E REINTERPRETAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO. APREENDEU-SE QUE AS CRIANÇAS\r\n PEQUENAS SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM LUGAR SOCIAL E DE OLHARES QUE SÃO ASSUMIDOS PELA\r\n CONCEPÇÃO ADULTOCÊNTRICA E QUE AS IMAGENS ESCOLHIDAS NOS LIVROS TENDEM À REPRODUÇÃO DE\r\n ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO AO SUSTENTAREM UM MODELO PATRIARCAL, RACISTA E CLASSISTA EM VISTA A FASE DE\r\n DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE INFANTIL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, INFÂNCIA, LIVROS DIDÁTICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID2721_25092020201310.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLY DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY" "autor_email" => "franciellyloliveira@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }