OS GÊNEROS ORAIS E O RÁDIO: INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA X ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ORAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69226 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2654 "inscrito_id" => 6188 "titulo" => "OS GÊNEROS ORAIS E O RÁDIO: INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA X ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ORAL" "resumo" => "OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS FAMÍLIAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE LETRAMENTO (AQUISIÇÃO DA LEITURA A PARTIR DAS PRÁTICAS LETRADAS) ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA X FAMÍLIA, COMO FORMA DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS PRESENTES NO SUPORTE DO RÁDIO. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVAMOS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; TRABALHAR A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS DISCENTES; REALIZAR UMA DRAMATIZAÇÃO UTILIZANDO O RÁDIO COMO SUPORTE, COMO FORMA DE ESTIMULAR A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE; DESCREVER OS RESULTADOS E ANALISÁ-LOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ENVOLVER A FAMÍLIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS FILHOS FOI UMA DRAMATIZAÇÃO, COMO NAS ESTRUTURAS PRESENTES NO RÁDIO DA DÉCADA DE 40. PARA ISSO FOI ORGANIZADA A NARRAÇÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL; INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA DÉCADA DE OURO DO RÁDIO, EM 1940; DIÁLOGO ENTRE UM OUVINTE E UM LOCUTOR DE RÁDIO; BASEAMO-NOS EM APONTAMENTOS TEÓRICOS, DENTRE OUTROS, DE KLEIMAN (1999), WALLON (1981), DOLZ E SCHNEUWLY (2004); E EM ALGUMAS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A LDBEN (1996). POR FIM, CONCLUIU-SE COM ESTE PROJETO, QUE OS ALUNOS TIVERAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NO TOCANTE À ORALIDADE, BEM COMO, CONTROLARAM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, DEMONSTRANDO CAPACIDADE E SEGURANÇA, ALÉM DA DESINIBIÇÃO E AUTOESTIMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, FAMÍLIA-ESCOLA;, ORALIDADE;, LUDICIDADE;, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6188_01102020204910.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CAMILA DE O. BARBOSA" "autor_email" => "camilaolliveira07@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69226 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2654 "inscrito_id" => 6188 "titulo" => "OS GÊNEROS ORAIS E O RÁDIO: INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA X ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ORAL" "resumo" => "OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS FAMÍLIAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE LETRAMENTO (AQUISIÇÃO DA LEITURA A PARTIR DAS PRÁTICAS LETRADAS) ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA X FAMÍLIA, COMO FORMA DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS PRESENTES NO SUPORTE DO RÁDIO. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVAMOS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; TRABALHAR A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS DISCENTES; REALIZAR UMA DRAMATIZAÇÃO UTILIZANDO O RÁDIO COMO SUPORTE, COMO FORMA DE ESTIMULAR A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE; DESCREVER OS RESULTADOS E ANALISÁ-LOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ENVOLVER A FAMÍLIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS FILHOS FOI UMA DRAMATIZAÇÃO, COMO NAS ESTRUTURAS PRESENTES NO RÁDIO DA DÉCADA DE 40. PARA ISSO FOI ORGANIZADA A NARRAÇÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL; INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA DÉCADA DE OURO DO RÁDIO, EM 1940; DIÁLOGO ENTRE UM OUVINTE E UM LOCUTOR DE RÁDIO; BASEAMO-NOS EM APONTAMENTOS TEÓRICOS, DENTRE OUTROS, DE KLEIMAN (1999), WALLON (1981), DOLZ E SCHNEUWLY (2004); E EM ALGUMAS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A LDBEN (1996). POR FIM, CONCLUIU-SE COM ESTE PROJETO, QUE OS ALUNOS TIVERAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NO TOCANTE À ORALIDADE, BEM COMO, CONTROLARAM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, DEMONSTRANDO CAPACIDADE E SEGURANÇA, ALÉM DA DESINIBIÇÃO E AUTOESTIMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, FAMÍLIA-ESCOLA;, ORALIDADE;, LUDICIDADE;, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6188_01102020204910.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CAMILA DE O. BARBOSA" "autor_email" => "camilaolliveira07@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }