OS LUGARES DA IMAGINAÇÃO NA EDUCAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69232 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 1522 "titulo" => "OS LUGARES DA IMAGINAÇÃO NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR O LUGAR DA IMAGINAÇÃO NAS ESCOLAS PARA ALÉM DO ENSINO INFANTIL E DE SUA RELAÇÃO TRADICIONAL COM O CONTO DE FADAS, COMPREENDENDO QUE ENQUANTO PROCESSO COGNITIVO, A IMAGINAÇÃO TEM IMPACTO NAS DIVERSAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. PARA ISSO DISCORREREMOS SOBRE AS DEFINIÇÕES DE IMAGINAÇÃO, E SUA RELAÇÃO COM A LUDICIDADE E COM O BRINCAR, DEFENDENDO UMA AMPLIAÇÃO DE SEU CONCEITO PARA UM PROCESSO COGNITIVO SUPERIOR. SEGUIREMOS PARA UM BREVE OLHAR SOBRE A IMAGINAÇÃO NO CURRÍCULO, PERCEBENDO A LIMITAÇÃO DE SEU ESPAÇO PARA O BRINCAR. ENTRETANTO, COMO PROCESSO COGNITIVO A IMAGINAÇÃO ESTARÁ PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA, E NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS CULTURAIS, NECESSITANDO, PORTANTO, SEU DESENVOLVIMENTO NAS DIVERSAS ETAPAS DE ENSINO. FOCAREMOS NA POTÊNCIA DA IMAGINAÇÃO NARRATIVA, POSSIBILIDADE DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, E DA IMAGINAÇÃO CIENTÍFICA, VISLUMBRAR PARA AS QUESTÕES E AS FORMAS DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS, COMO POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES IMAGINATIVAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL E ATÉ MESMO FORA DELA. NÃO SE PRETENDE, REAFIRMAR RECEITAS DE BOLOS MAIS VISIBILIZAR CONCEITOS E CONVIDAR OS EDUCADORES A IMAGINAREM SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "FANTASIA, LÚDICA, SERIEDADE, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1522_26082020232817.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHAGNER RAMOS TAVARES" "autor_nome_curto" => "PHAGNER RAMOS" "autor_email" => "phagnerramos@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69232 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 1522 "titulo" => "OS LUGARES DA IMAGINAÇÃO NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR O LUGAR DA IMAGINAÇÃO NAS ESCOLAS PARA ALÉM DO ENSINO INFANTIL E DE SUA RELAÇÃO TRADICIONAL COM O CONTO DE FADAS, COMPREENDENDO QUE ENQUANTO PROCESSO COGNITIVO, A IMAGINAÇÃO TEM IMPACTO NAS DIVERSAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. PARA ISSO DISCORREREMOS SOBRE AS DEFINIÇÕES DE IMAGINAÇÃO, E SUA RELAÇÃO COM A LUDICIDADE E COM O BRINCAR, DEFENDENDO UMA AMPLIAÇÃO DE SEU CONCEITO PARA UM PROCESSO COGNITIVO SUPERIOR. SEGUIREMOS PARA UM BREVE OLHAR SOBRE A IMAGINAÇÃO NO CURRÍCULO, PERCEBENDO A LIMITAÇÃO DE SEU ESPAÇO PARA O BRINCAR. ENTRETANTO, COMO PROCESSO COGNITIVO A IMAGINAÇÃO ESTARÁ PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA, E NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS CULTURAIS, NECESSITANDO, PORTANTO, SEU DESENVOLVIMENTO NAS DIVERSAS ETAPAS DE ENSINO. FOCAREMOS NA POTÊNCIA DA IMAGINAÇÃO NARRATIVA, POSSIBILIDADE DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, E DA IMAGINAÇÃO CIENTÍFICA, VISLUMBRAR PARA AS QUESTÕES E AS FORMAS DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS, COMO POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES IMAGINATIVAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL E ATÉ MESMO FORA DELA. NÃO SE PRETENDE, REAFIRMAR RECEITAS DE BOLOS MAIS VISIBILIZAR CONCEITOS E CONVIDAR OS EDUCADORES A IMAGINAREM SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "FANTASIA, LÚDICA, SERIEDADE, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1522_26082020232817.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHAGNER RAMOS TAVARES" "autor_nome_curto" => "PHAGNER RAMOS" "autor_email" => "phagnerramos@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }