PANORAMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA: A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PME E DO PNME
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69244 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2909 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "PANORAMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA: A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PME E DO PNME" "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PANORAMA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO - PME - E NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA. ESSES DOIS PROGRAMAS CONFIGURAM, ATUALMENTE, AS PRINCIPAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ÂMBITO NACIONAL E MUNICIPAL. O RECORTE TEMPORAL DE ANÁLISE COMPREENDE O PERÍODO DE 2009 A 2019, TENDO COMO BASE A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO – PME - E NOVO MAIS EDUCAÇÃO – PNME NO MUNICÍPIO. AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NAS QUAIS O TRABALHO BASEOU-SE FORAM: A) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; B) ANÁLISE DOCUMENTAL. PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ADOTOU COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CAVALIERE (2002; 2007; 2014), COELHO (2009), COLARES (2015; 2016; 2018), GUARÁ (2006), MENEZES (2007) E MOLL (2010; 2012; 2019). A ANÁLISE DOCUMENTAL REALIZOU-SE A PARTIR DO LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E MUNICIPAL RELACIONADAS AS TEMÁTICAS: EDUCAÇÃO INTEGRAL; PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO; PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO, PERCEBEU-SE QUE COM A MUDANÇA DE PROGRAMA, O PERFIL DAS ATIVIDADES OFERTADAS MUDOU, TENDO FOCO NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, A QUANTIDADE DE ALUNOS ENVOLVIDOS DIMINUIU, O QUE SIGNIFICOU SENSÍVEL PERDA NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE PARA UMA REGIÃO QUE APRESENTA TANTAS PECULIARIDADES, POIS ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO AMAZÔNICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7957_02102020000040.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIANA NETTO FONSECA BAPTISTA" "autor_nome_curto" => "THAIANA BAPTISTA" "autor_email" => "nettogeografia@gmail.com" "autor_ies" => "UFOPA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69244 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2909 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "PANORAMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA: A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PME E DO PNME" "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PANORAMA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO - PME - E NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA. ESSES DOIS PROGRAMAS CONFIGURAM, ATUALMENTE, AS PRINCIPAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ÂMBITO NACIONAL E MUNICIPAL. O RECORTE TEMPORAL DE ANÁLISE COMPREENDE O PERÍODO DE 2009 A 2019, TENDO COMO BASE A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO – PME - E NOVO MAIS EDUCAÇÃO – PNME NO MUNICÍPIO. AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NAS QUAIS O TRABALHO BASEOU-SE FORAM: A) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; B) ANÁLISE DOCUMENTAL. PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ADOTOU COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CAVALIERE (2002; 2007; 2014), COELHO (2009), COLARES (2015; 2016; 2018), GUARÁ (2006), MENEZES (2007) E MOLL (2010; 2012; 2019). A ANÁLISE DOCUMENTAL REALIZOU-SE A PARTIR DO LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E MUNICIPAL RELACIONADAS AS TEMÁTICAS: EDUCAÇÃO INTEGRAL; PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO; PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO, PERCEBEU-SE QUE COM A MUDANÇA DE PROGRAMA, O PERFIL DAS ATIVIDADES OFERTADAS MUDOU, TENDO FOCO NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, A QUANTIDADE DE ALUNOS ENVOLVIDOS DIMINUIU, O QUE SIGNIFICOU SENSÍVEL PERDA NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE PARA UMA REGIÃO QUE APRESENTA TANTAS PECULIARIDADES, POIS ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO AMAZÔNICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7957_02102020000040.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIANA NETTO FONSECA BAPTISTA" "autor_nome_curto" => "THAIANA BAPTISTA" "autor_email" => "nettogeografia@gmail.com" "autor_ies" => "UFOPA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }