PERCEPÇÃO AMBIENTAL & VIGOTSKI – UM DIÁLOGO POSSÍVEL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69270 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1412 "inscrito_id" => 6440 "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL & VIGOTSKI – UM DIÁLOGO POSSÍVEL" "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO TEÓRICO BUSCA APRESENTAR ASPECTOS CONVERGENTES ENTRE O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROPOSTAS EDUCATIVAS NA TEMÁTICA AMBIENTAL POR MEIO DE ALGUNS PRECEITOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PROPOSTOS POR VIGOTSKI, EVIDENCIANDO UM DIÁLOGO NECESSÁRIO QUE PODE CONTRIBUIR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS. ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI ESTABELECIDO PONTOS DE BALIZAMENTO ENTRE O REFERENCIAL VIGOTSKIANO E O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL, COMO FORMA DE RATIFICAR O USO DESTA FERRAMENTA PARA PROPOR AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL SE MOSTROU AO LONGO DO TRABALHO SER UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A COMPREENSÃO ACERCA DAS ATITUDES VIGENTES E PARA A FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS QUE BUSQUEM A SENSIBILIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS RESPONSÁVEIS PERANTE O AMBIENTE VIVENCIADO PELOS EDUCANDOS. ESTA FERRAMENTA ESTABELECE DIÁLOGO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI, JÁ QUE EM AMBAS O FOCO DA FORMAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS OCORRE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM O MEIO. DESSA FORMA, ENCONTRAMOS NO ARCABOUÇO TEÓRICO VIGOTSKIANO A VALIDAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO FUNDAMENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS EDUCATIVAS NO ENSINO DA TEMÁTICA AMBIENTAL. ASSIM SENDO, OS RESULTADOS REVELADOS NESTES ESTUDOS CONTRIBUI PARA REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO USO DESSA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO PARA SENSIBILIZAR OS EDUCANDOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, PROMOVENDO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM EFETIVA A TOMADA DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA QUE IMPULSIONE OS ALUNOS A ASSUMIREM UM PROTAGONISMO NAS NECESSÁRIAS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE, NO SENTIDO DE PROMOVER A REVERSÃO DA GRAVE CRISE AMBIENTAL QUE VIVENCIAMOS ATUALMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, VIGOTSKI, TEMÁTICA AMBIENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID6440_02102020073235.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO PAOLI" "autor_nome_curto" => "THIAGO PAOLI" "autor_email" => "paolibiologo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69270 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1412 "inscrito_id" => 6440 "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL & VIGOTSKI – UM DIÁLOGO POSSÍVEL" "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO TEÓRICO BUSCA APRESENTAR ASPECTOS CONVERGENTES ENTRE O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROPOSTAS EDUCATIVAS NA TEMÁTICA AMBIENTAL POR MEIO DE ALGUNS PRECEITOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PROPOSTOS POR VIGOTSKI, EVIDENCIANDO UM DIÁLOGO NECESSÁRIO QUE PODE CONTRIBUIR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS. ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI ESTABELECIDO PONTOS DE BALIZAMENTO ENTRE O REFERENCIAL VIGOTSKIANO E O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL, COMO FORMA DE RATIFICAR O USO DESTA FERRAMENTA PARA PROPOR AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL SE MOSTROU AO LONGO DO TRABALHO SER UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A COMPREENSÃO ACERCA DAS ATITUDES VIGENTES E PARA A FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS QUE BUSQUEM A SENSIBILIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS RESPONSÁVEIS PERANTE O AMBIENTE VIVENCIADO PELOS EDUCANDOS. ESTA FERRAMENTA ESTABELECE DIÁLOGO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI, JÁ QUE EM AMBAS O FOCO DA FORMAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS OCORRE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM O MEIO. DESSA FORMA, ENCONTRAMOS NO ARCABOUÇO TEÓRICO VIGOTSKIANO A VALIDAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO FUNDAMENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS EDUCATIVAS NO ENSINO DA TEMÁTICA AMBIENTAL. ASSIM SENDO, OS RESULTADOS REVELADOS NESTES ESTUDOS CONTRIBUI PARA REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO USO DESSA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO PARA SENSIBILIZAR OS EDUCANDOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, PROMOVENDO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM EFETIVA A TOMADA DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA QUE IMPULSIONE OS ALUNOS A ASSUMIREM UM PROTAGONISMO NAS NECESSÁRIAS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE, NO SENTIDO DE PROMOVER A REVERSÃO DA GRAVE CRISE AMBIENTAL QUE VIVENCIAMOS ATUALMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, VIGOTSKI, TEMÁTICA AMBIENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID6440_02102020073235.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO PAOLI" "autor_nome_curto" => "THIAGO PAOLI" "autor_email" => "paolibiologo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }