PERCEPÇÕES DOCENTES: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ADAPTAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69279 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2483 "inscrito_id" => 6693 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOCENTES: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ADAPTAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => """ O DINAMISMO E A GRANDE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL, DESAFIA OS DOCENTES A ACOMPANHAR ESSA CRESCENTE. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TROUXE O ERA E O MAIS NOVO DESAFIO DE TORNAR O ENSINO A DISTÂNCIA SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. NESTE ESTUDO ANALISOU-SE QUAIS FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NESSE PERÍODO DE ENSINO REMOTO, PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DISCUTINDO SOBRE QUAIS ASPECTOS PODEM SER RESTRITIVOS E LIMITANTES NESSA ABORDAGEM EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 30 PROFESSORAS/ES ATUANTES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ, RESPONDENDO A UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 4 PERGUNTAS, QUE BUSCOU COMPREENDER A VIVÊNCIA METODOLÓGICA DURANTE O ERA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DO ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DO G-SUÍTE, WHATSAPP E YOUTUBE PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, FOI CONSTATADO TAMBÉM QUE ESTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E ESTÍMULOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA FORTALECER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. CONCLUI-SE QUE FATORES COMO FALTA DE ACESSO A INTERNET, FAZ COM QUE NEM TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO PROCESSO DE ERA, ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE É NECESSÁRIA UMA URGENTE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.\r\n \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO. FERRAMENTAS DIGITAIS. TECNOLOGIAS """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6693_01102020141629.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANA DA SILVA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LAIANA" "autor_email" => "laianasmedeiros18@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "5f762b59cc59e_01102020_161745.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69279 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2483 "inscrito_id" => 6693 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOCENTES: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ADAPTAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => """ O DINAMISMO E A GRANDE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL, DESAFIA OS DOCENTES A ACOMPANHAR ESSA CRESCENTE. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TROUXE O ERA E O MAIS NOVO DESAFIO DE TORNAR O ENSINO A DISTÂNCIA SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. NESTE ESTUDO ANALISOU-SE QUAIS FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NESSE PERÍODO DE ENSINO REMOTO, PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DISCUTINDO SOBRE QUAIS ASPECTOS PODEM SER RESTRITIVOS E LIMITANTES NESSA ABORDAGEM EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 30 PROFESSORAS/ES ATUANTES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ, RESPONDENDO A UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 4 PERGUNTAS, QUE BUSCOU COMPREENDER A VIVÊNCIA METODOLÓGICA DURANTE O ERA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DO ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DO G-SUÍTE, WHATSAPP E YOUTUBE PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, FOI CONSTATADO TAMBÉM QUE ESTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E ESTÍMULOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA FORTALECER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. CONCLUI-SE QUE FATORES COMO FALTA DE ACESSO A INTERNET, FAZ COM QUE NEM TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO PROCESSO DE ERA, ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE É NECESSÁRIA UMA URGENTE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.\r\n \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO. FERRAMENTAS DIGITAIS. TECNOLOGIAS """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6693_01102020141629.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANA DA SILVA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LAIANA" "autor_email" => "laianasmedeiros18@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "5f762b59cc59e_01102020_161745.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }