PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: ARTICULAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E O CAMPO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69331 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2592 "inscrito_id" => 7491 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: ARTICULAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E O CAMPO" "resumo" => "ESTE ARTIGO SE CONSTITUI UM RECORTE TEÓRICO DE PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO. APRESENTAMOS POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO CONTEXTO DO CAMPO AO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO E ÀS PRÁTICAS DOS DOCENTES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO. DIALOGAMOS COM DIFERENTES AUTORES E DOCUMENTOS LEGAIS, PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, DENTRE OS QUAIS BRANDÃO (2007), MELO (2019), OLIVEIRA (2012), SILVA E PASUCH (2010), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) (2018), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEI) (2010) E ALGUMAS RESOLUÇÕES. O CAMPO É UM ESPAÇO DIVERSO E HETEROGÊNEO, MAS TAMBÉM É ÚNICO, POR CONTEMPLAR DIFERENTES FORMAS DE OCUPAÇÃO, CULTURAS E PRODUÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS. A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUA IMPORTÂNCIA RESIDE NA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES VARIADAS QUE ARTICULEM O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR COMO ELEMENTOS INDISSOLÚVEIS DA PRÁTICA DE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PRÁTICA DOCENTE COMPREENDIDA COMO A AÇÃO INTENCIONALIZADA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA ENVOLVENDO O ENSINO DE CONTEÚDOS, ATITUDES E VALORES PROPOSTOS PELO CURRÍCULO, UTILIZANDO-SE DE METODOLOGIAS COERENTES E PRÁTICAS, ASSUME DIFERENTES NUANCES DEPENDENDO DA DEMANDA E DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A QUE SE DESTINA, ASSIM COMO TAMBÉM, AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E GEOGRÁFICO ONDE ESTÁ LOCALIZADO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO DEVE CONTEMPLAR PRECIPUAMENTE OS ELEMENTOS DO CONTEXTO DO CAMPO, RESPEITANDO E VALORIZANDO A RIQUEZA DE POSSIBILIDADES QUE ESSE ESPAÇO E ESSAS POPULAÇÕES TÊM A OFERECER ÀS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE, AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID7491_01102020191339.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "AIRAN DE ABREU" "autor_email" => "airandeabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69331 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2592 "inscrito_id" => 7491 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: ARTICULAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E O CAMPO" "resumo" => "ESTE ARTIGO SE CONSTITUI UM RECORTE TEÓRICO DE PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO. APRESENTAMOS POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO CONTEXTO DO CAMPO AO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO E ÀS PRÁTICAS DOS DOCENTES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO. DIALOGAMOS COM DIFERENTES AUTORES E DOCUMENTOS LEGAIS, PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, DENTRE OS QUAIS BRANDÃO (2007), MELO (2019), OLIVEIRA (2012), SILVA E PASUCH (2010), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) (2018), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEI) (2010) E ALGUMAS RESOLUÇÕES. O CAMPO É UM ESPAÇO DIVERSO E HETEROGÊNEO, MAS TAMBÉM É ÚNICO, POR CONTEMPLAR DIFERENTES FORMAS DE OCUPAÇÃO, CULTURAS E PRODUÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS. A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUA IMPORTÂNCIA RESIDE NA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES VARIADAS QUE ARTICULEM O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR COMO ELEMENTOS INDISSOLÚVEIS DA PRÁTICA DE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PRÁTICA DOCENTE COMPREENDIDA COMO A AÇÃO INTENCIONALIZADA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA ENVOLVENDO O ENSINO DE CONTEÚDOS, ATITUDES E VALORES PROPOSTOS PELO CURRÍCULO, UTILIZANDO-SE DE METODOLOGIAS COERENTES E PRÁTICAS, ASSUME DIFERENTES NUANCES DEPENDENDO DA DEMANDA E DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A QUE SE DESTINA, ASSIM COMO TAMBÉM, AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E GEOGRÁFICO ONDE ESTÁ LOCALIZADO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO DEVE CONTEMPLAR PRECIPUAMENTE OS ELEMENTOS DO CONTEXTO DO CAMPO, RESPEITANDO E VALORIZANDO A RIQUEZA DE POSSIBILIDADES QUE ESSE ESPAÇO E ESSAS POPULAÇÕES TÊM A OFERECER ÀS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE, AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID7491_01102020191339.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "AIRAN DE ABREU" "autor_email" => "airandeabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }