BELIDO, Sunamita De Souza et al.. Práticas pedagógicas da atualidade. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69343>. Acesso em: 22/11/2024 12:02
O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE ADOTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O PRINCIPAL OBJETIVO É BUSCAR SUBSÍDIOS TEÓRICOS QUE JUSTIFIQUEM A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ATUALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS, TÉCNICAS DE ENSINO QUE PODEM SER UTILIZADAS COMO UM AUXÍLIO PARA O DOCENTE TORNAR MAIS EFETIVO SEU MODO DE EDUCAR. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE ABORDAR EM QUE CONDIÇÕES E O MOMENTO HISTÓRICO EM QUE TAIS TÉCNICAS FORAM DESENVOLVIDAS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ORIENTADOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR INTERMÉDIO DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E LEVANTAMENTO DE DADOS. AS DISCUSSÕES OBTIVERAM SUBSÍDIOS PELO DIÁLOGO COM DIFERENTES AUTORES E OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS ATRAVÉS DOS CONTRAPONTOS ENTRE OS ESTUDIOSOS DO TEMA, OBSERVANDO A IMPORTÂNCIA DA TEORIA PARA A PRÁTICA DOCENTE APONTANDO SEUS PRINCÍPIOS E AS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE COMO SENDO UMA INOVAÇÃO PARA A SALA DE AULA.