PROCESSOS EDUCACIONAIS NA AMAZONIA: DIÁLOGOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA FREIREANA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69363 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1400 "inscrito_id" => 2010 "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS NA AMAZONIA: DIÁLOGOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA FREIREANA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS ACERCA DO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E DA LEITURA NO BRASIL, COM RECORTE ESPECÍFICO PARA REGIÃO NORTE – AMAZONAS. A FIM DE CONSUBSTANCIARMOS TEORICAMENTE ESTE TRABALHO, RECORREMOS AO LIVRO “A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER – EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM”, DE PAULO FREIRE, SELECIONAMOS TAMBÉM ALGUNS EXCERTOS DO LIVRO O CAPITAL, KARL MARX PARA ASSEGURAR QUE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, QUANDO ESTÁ “PRESO” AS AMARRAS IDEOLÓGICAS DA BURGUESIA, NÃO LEVARÁ O POVO A EMANCIPAÇÃO HUMANA, POIS O POVO NÃO SE TORNARÁ CRÍTICO E NEM AGENTE DE SUA PRÓPRIA TRANSFORMAÇÃO. A ESCOLHA DAS OBRAS FAZ PARTE DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO (ANÁLISE TEXTUAL) E SE DEU EM FUNÇÃO DELAS TEREM SIDO TRABALHADAS NO DECORRER DA DISCIPLINA PENSAMENTO SOCIAL NA AMAZONIA. SABEMOS QUE OS ESTUDOS FREIREANOS SE COADUNAM AOS ESCRITOS DE MARX, É A PARTIR DO PRESSUPOSTO TEÓRICO DESSES DOIS AUTORES QUE ANALISAMOS OS DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA. AO FIM DA ANÁLISE PERCEBEMOS QUE UM PROCESSO EDUCACIONAL ELITISTA, ALÉM DE SEGREGAR A OFERTA DE CONHECIMENTO AO POVO MENOS FAVORECIDO ECONOMICAMENTE, AUMENTA AINDA MAIS FOSSO SOCIAL QUANDO A EDUCAÇÃO PRIORIZA SUJEITOS DA CLASSE DOMINANTE EM DETRIMENTO AOS DA CLASSE DOMINADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "AMAZÔNIA, EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2010_01092020171333.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DUTRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS DUTRA" "autor_email" => "marcosdutra30@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL RUBENS SVERNER" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69363 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1400 "inscrito_id" => 2010 "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS NA AMAZONIA: DIÁLOGOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA FREIREANA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS ACERCA DO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E DA LEITURA NO BRASIL, COM RECORTE ESPECÍFICO PARA REGIÃO NORTE – AMAZONAS. A FIM DE CONSUBSTANCIARMOS TEORICAMENTE ESTE TRABALHO, RECORREMOS AO LIVRO “A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER – EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM”, DE PAULO FREIRE, SELECIONAMOS TAMBÉM ALGUNS EXCERTOS DO LIVRO O CAPITAL, KARL MARX PARA ASSEGURAR QUE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, QUANDO ESTÁ “PRESO” AS AMARRAS IDEOLÓGICAS DA BURGUESIA, NÃO LEVARÁ O POVO A EMANCIPAÇÃO HUMANA, POIS O POVO NÃO SE TORNARÁ CRÍTICO E NEM AGENTE DE SUA PRÓPRIA TRANSFORMAÇÃO. A ESCOLHA DAS OBRAS FAZ PARTE DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO (ANÁLISE TEXTUAL) E SE DEU EM FUNÇÃO DELAS TEREM SIDO TRABALHADAS NO DECORRER DA DISCIPLINA PENSAMENTO SOCIAL NA AMAZONIA. SABEMOS QUE OS ESTUDOS FREIREANOS SE COADUNAM AOS ESCRITOS DE MARX, É A PARTIR DO PRESSUPOSTO TEÓRICO DESSES DOIS AUTORES QUE ANALISAMOS OS DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA. AO FIM DA ANÁLISE PERCEBEMOS QUE UM PROCESSO EDUCACIONAL ELITISTA, ALÉM DE SEGREGAR A OFERTA DE CONHECIMENTO AO POVO MENOS FAVORECIDO ECONOMICAMENTE, AUMENTA AINDA MAIS FOSSO SOCIAL QUANDO A EDUCAÇÃO PRIORIZA SUJEITOS DA CLASSE DOMINANTE EM DETRIMENTO AOS DA CLASSE DOMINADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "AMAZÔNIA, EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2010_01092020171333.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DUTRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS DUTRA" "autor_email" => "marcosdutra30@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL RUBENS SVERNER" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }