PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS PARA ALUNOS SURDOS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E INTÉRPRETES DE LIBRAS DO IFPB
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69402 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2495 "inscrito_id" => 7354 "titulo" => "PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS PARA ALUNOS SURDOS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E INTÉRPRETES DE LIBRAS DO IFPB" "resumo" => "É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O ENSINO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS, ONDE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) É TIDA COMO A PRIMEIRA LÍNGUA (L1) E A LÍNGUA PORTUGUESA COMO A SEGUNDA LÍNGUA (L2). POIS É DESSA FORMA, COM O USO DA L2, QUE O PROCESSO AVALIATIVO FEITO COM AS PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS SE TORNA POSSÍVEL. NO ENTANTO, EM UMA PESQUISA REALIZADA NO IFPI VERIFICOU-SE QUE, OS ALUNOS SURDOS APRESENTARAM GRANDE DIFICULDADE NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E NÃO COSTUMAVAM TER AVALIAÇÕES ADAPTADAS DE ACORDO COM SUA DEFICIÊNCIA, MESMO SENDO UM DIREITO RESPALDADO PELA LEI Nº 13.146 QUE “INSTITUI A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”. COM ISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA ABORDAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM AS PROFESSORAS DE BIOLOGIA E TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (TILS) DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) DOS CAMPI CABEDELO E SANTA RITA, SOBRE A ELABORAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO. PARA ISSO, ESTA PESQUISA PASSOU PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO IFPB E APÓS ISSO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS AOS PARTICIPANTES. DESSA FORMA, CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DAS PROFESSORAS ELABORAM PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS, NO ENTANTO, GRANDE PARTE DOS TILS NÃO AS CONSIDERAM ADEQUADAS. PORTANTO, APESAR DE COLOCAREM EM PRÁTICA ESTA ADAPTAÇÃO, ELA ENCONTRA-SE FALHA, SENDO NECESSÁRIO QUE HAJA UM GUIA METODOLÓGICO PARA AUXILIAR A ELABORAÇÃO DESTAS PROVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SIN, PROFESSORES DE BIOLOGIA, PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS, INCLUSÃO, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID7354_01102020150625.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA CAROLINE DE OLIVEIRA BRAIANE" "autor_nome_curto" => "SAMARA BRAIANE" "autor_email" => "samarabraiane00@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69402 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2495 "inscrito_id" => 7354 "titulo" => "PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS PARA ALUNOS SURDOS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E INTÉRPRETES DE LIBRAS DO IFPB" "resumo" => "É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O ENSINO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS, ONDE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) É TIDA COMO A PRIMEIRA LÍNGUA (L1) E A LÍNGUA PORTUGUESA COMO A SEGUNDA LÍNGUA (L2). POIS É DESSA FORMA, COM O USO DA L2, QUE O PROCESSO AVALIATIVO FEITO COM AS PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS SE TORNA POSSÍVEL. NO ENTANTO, EM UMA PESQUISA REALIZADA NO IFPI VERIFICOU-SE QUE, OS ALUNOS SURDOS APRESENTARAM GRANDE DIFICULDADE NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E NÃO COSTUMAVAM TER AVALIAÇÕES ADAPTADAS DE ACORDO COM SUA DEFICIÊNCIA, MESMO SENDO UM DIREITO RESPALDADO PELA LEI Nº 13.146 QUE “INSTITUI A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”. COM ISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA ABORDAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM AS PROFESSORAS DE BIOLOGIA E TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (TILS) DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) DOS CAMPI CABEDELO E SANTA RITA, SOBRE A ELABORAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO. PARA ISSO, ESTA PESQUISA PASSOU PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO IFPB E APÓS ISSO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS AOS PARTICIPANTES. DESSA FORMA, CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DAS PROFESSORAS ELABORAM PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS, NO ENTANTO, GRANDE PARTE DOS TILS NÃO AS CONSIDERAM ADEQUADAS. PORTANTO, APESAR DE COLOCAREM EM PRÁTICA ESTA ADAPTAÇÃO, ELA ENCONTRA-SE FALHA, SENDO NECESSÁRIO QUE HAJA UM GUIA METODOLÓGICO PARA AUXILIAR A ELABORAÇÃO DESTAS PROVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SIN, PROFESSORES DE BIOLOGIA, PROVAS ESCRITAS ADAPTADAS, INCLUSÃO, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID7354_01102020150625.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA CAROLINE DE OLIVEIRA BRAIANE" "autor_nome_curto" => "SAMARA BRAIANE" "autor_email" => "samarabraiane00@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }