RECONHECENDO A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA COMO UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E ACADÊMICA, ATRAVÉS DAS OBRAS DO “POETA DA JUSTIÇA SOCIAL “- PATATIVA DO ASSARÉ.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69422 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2269 "inscrito_id" => 6867 "titulo" => "RECONHECENDO A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA COMO UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E ACADÊMICA, ATRAVÉS DAS OBRAS DO “POETA DA JUSTIÇA SOCIAL “- PATATIVA DO ASSARÉ." "resumo" => "SABE-SE QUE MEDIANTE A DEMANDA DA SOCIEDADE PÓS – MODERNA DE ASSIMILAR E CONSTRUIR COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS, A EDUCAÇÃO APRESENTA A TAREFA DE DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA CRÍTICA, FAVORECER A CONQUISTA DE UMA LEITURA DE MUNDO; COM ISSO A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA, EM ESPECIAL AS OBRAS DE PATATIVA DE ASSARÉ, CONCEDE UMA VISÃO DA REALIDADE POR VALORAR E DIVULGAR A CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE PROVER POR MEIO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL E LOCAL COMO UMA FERRAMENTA QUE VISLUMBRA AS MAZELAS SOCIAIS OU ATÉ MESMO CONDUZ O LEITOR A UMA CRITICIDADE QUANTO ÀS OCORRÊNCIAS, QUE POR SUA VEZ, SÃO APRESENTADAS EM UM DIALETO TÍPICO E CONCISO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE PROMOVER ATRAVÉS DAS OBRAS DE PATATIVA DE ASSARÉ COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO DISCURSO NORDESTINO, PARA O APRIMORAMENTO DA PROFICIÊNCIA DA HABILIDADE DE LEITURA E ESCRITA POÉTICA E DE MUNDO, ALÉM DA ÊNFASE DA PROMOÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DE MUNDO ATRAVÉS DOS VERSOS QUE AFLORAM A COMPREENSÃO DE INJUSTIÇA SOCIAL PELO POETA; VIVENCIADA COM OS ALUNOS DO 2º ANO DO MÉDIO TÉCNICO EM INFORMÁTICA, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA/ CAMPUS DE FLORESTA - PERNAMBUCO. VERIFICOU-SE QUE A ANÁLISE, LEITURA E PRODUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL TENDO COMO PREMISSA AS OBRAS LITERÁRIAS DE PATATIVA DE ASSARÉ, É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA PARTICULAR E CONCEDER UMA AMOSTRAGEM DO CONTEXTO CULTURAL, LINGUÍSTICO, SOCIAL E HISTÓRICO INSERIDO NA OBRA, ALÉM DE COMPREENDER DIANTE DA PRESENÇA DAS PRODUÇÕES DO POETA COMO UM INSTRUMENTO QUE DIVULGA E APRESENTA UMA CRITICIDADE ACERCA DAS VIVÊNCIAS SOCIAIS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, PATATIVA DE ASSARÉ, PRÁXIS PEDAGÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6867_30092020150512.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANY LARISSA GOMES DE SÁ SOUZA" "autor_nome_curto" => "WILLIANY LARISSA" "autor_email" => "williany.lags@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69422 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2269 "inscrito_id" => 6867 "titulo" => "RECONHECENDO A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA COMO UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E ACADÊMICA, ATRAVÉS DAS OBRAS DO “POETA DA JUSTIÇA SOCIAL “- PATATIVA DO ASSARÉ." "resumo" => "SABE-SE QUE MEDIANTE A DEMANDA DA SOCIEDADE PÓS – MODERNA DE ASSIMILAR E CONSTRUIR COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS, A EDUCAÇÃO APRESENTA A TAREFA DE DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA CRÍTICA, FAVORECER A CONQUISTA DE UMA LEITURA DE MUNDO; COM ISSO A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA, EM ESPECIAL AS OBRAS DE PATATIVA DE ASSARÉ, CONCEDE UMA VISÃO DA REALIDADE POR VALORAR E DIVULGAR A CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE PROVER POR MEIO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL E LOCAL COMO UMA FERRAMENTA QUE VISLUMBRA AS MAZELAS SOCIAIS OU ATÉ MESMO CONDUZ O LEITOR A UMA CRITICIDADE QUANTO ÀS OCORRÊNCIAS, QUE POR SUA VEZ, SÃO APRESENTADAS EM UM DIALETO TÍPICO E CONCISO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE PROMOVER ATRAVÉS DAS OBRAS DE PATATIVA DE ASSARÉ COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO DISCURSO NORDESTINO, PARA O APRIMORAMENTO DA PROFICIÊNCIA DA HABILIDADE DE LEITURA E ESCRITA POÉTICA E DE MUNDO, ALÉM DA ÊNFASE DA PROMOÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DE MUNDO ATRAVÉS DOS VERSOS QUE AFLORAM A COMPREENSÃO DE INJUSTIÇA SOCIAL PELO POETA; VIVENCIADA COM OS ALUNOS DO 2º ANO DO MÉDIO TÉCNICO EM INFORMÁTICA, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA/ CAMPUS DE FLORESTA - PERNAMBUCO. VERIFICOU-SE QUE A ANÁLISE, LEITURA E PRODUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL TENDO COMO PREMISSA AS OBRAS LITERÁRIAS DE PATATIVA DE ASSARÉ, É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA PARTICULAR E CONCEDER UMA AMOSTRAGEM DO CONTEXTO CULTURAL, LINGUÍSTICO, SOCIAL E HISTÓRICO INSERIDO NA OBRA, ALÉM DE COMPREENDER DIANTE DA PRESENÇA DAS PRODUÇÕES DO POETA COMO UM INSTRUMENTO QUE DIVULGA E APRESENTA UMA CRITICIDADE ACERCA DAS VIVÊNCIAS SOCIAIS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, PATATIVA DE ASSARÉ, PRÁXIS PEDAGÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6867_30092020150512.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANY LARISSA GOMES DE SÁ SOUZA" "autor_nome_curto" => "WILLIANY LARISSA" "autor_email" => "williany.lags@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }