TECNOLÓGIAS: ALTERNATIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69589 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1362 "inscrito_id" => 3797 "titulo" => "TECNOLÓGIAS: ALTERNATIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "ESTA PESQUISA BASEOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE UMA NORMALIZAÇÃO QUE INCENTIVASSE O EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, FACILITANDO SEU CONSEGUIMENTO, AMBICIONANDO ATUAIS COMPREENSÕES NA DISCIPLINA DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE EM AGREGAÇÃO AO CONTEÚDO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA FOI VIVENCIADA POR EDUCANDOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO COM QUE O ALUNO BUSQUE O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO COMPLEMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIADO POR PRÁTICAS DE ESTRUTURAS EXTERNAS AO SUJEITO (MEDIAÇÃO). AO INTERPELAR SOBRE O ENSINO POR MEDIAÇÃO ATRAVÉS DA USABILIDADE DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA APUROU-SE SUBSEQUENTEMENTE A PROBLEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO JAPEA FAVORECERÁ O ENSINO COM APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E EQUAÇÕES DE FÍSICA? BUSCOU-SE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUALITATIVAS E PARTICIPANTES, COM PROPÓSITO DE RESPONDER A PROBLEMÁTICA CENTRAL DESTA PESQUISA. A POPULAÇÃO ENVOLVIDA FORAM 15 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA (RR). COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS, NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES FEITAS, CONSIDERAMOS, DE MODO GERAL, QUE OS EDUCANDOS ATENDERAM INDUBITAVELMENTE A PROPOSTA DA PESQUISA QUE FOI A DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA, CORROBORANDO NO INCREMENTO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, FÍSICA, JOGOS, TECNOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3797_01092020160913.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA EGUEZ" "autor_email" => "barbaraeguez44@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69589 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1362 "inscrito_id" => 3797 "titulo" => "TECNOLÓGIAS: ALTERNATIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "ESTA PESQUISA BASEOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE UMA NORMALIZAÇÃO QUE INCENTIVASSE O EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, FACILITANDO SEU CONSEGUIMENTO, AMBICIONANDO ATUAIS COMPREENSÕES NA DISCIPLINA DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE EM AGREGAÇÃO AO CONTEÚDO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA FOI VIVENCIADA POR EDUCANDOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO COM QUE O ALUNO BUSQUE O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO COMPLEMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIADO POR PRÁTICAS DE ESTRUTURAS EXTERNAS AO SUJEITO (MEDIAÇÃO). AO INTERPELAR SOBRE O ENSINO POR MEDIAÇÃO ATRAVÉS DA USABILIDADE DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA APUROU-SE SUBSEQUENTEMENTE A PROBLEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO JAPEA FAVORECERÁ O ENSINO COM APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E EQUAÇÕES DE FÍSICA? BUSCOU-SE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUALITATIVAS E PARTICIPANTES, COM PROPÓSITO DE RESPONDER A PROBLEMÁTICA CENTRAL DESTA PESQUISA. A POPULAÇÃO ENVOLVIDA FORAM 15 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA (RR). COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS, NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES FEITAS, CONSIDERAMOS, DE MODO GERAL, QUE OS EDUCANDOS ATENDERAM INDUBITAVELMENTE A PROPOSTA DA PESQUISA QUE FOI A DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA, CORROBORANDO NO INCREMENTO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, FÍSICA, JOGOS, TECNOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3797_01092020160913.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA EGUEZ" "autor_email" => "barbaraeguez44@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }