TRAÇANDO REDES DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS RODAS DE CAPOEIRA: APRENDIZAGENS INTERGERACIONAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69614 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2733 "inscrito_id" => 7420 "titulo" => "TRAÇANDO REDES DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS RODAS DE CAPOEIRA: APRENDIZAGENS INTERGERACIONAIS" "resumo" => "NO CONTEXTO DA CAPOEIRA, O APRENDIZADO INTERGERACIONAL É FUNDAMENTAL NA AFIRMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E EDUCATIVA DAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, PRATICANTES DESTA EXPRESSÃO CULTURAL. COMPREENDER ESTA RELAÇÃO INTERGERACIONAL, NO CONTEXTO DA CAPOEIRA, ENQUANTO PRÁTICA EDUCATIVA, É FUNDANTE PARA QUE OCORRA A INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ENTRE OS MESTRES CAPOEIRISTAS E OS PRATICANTES NO CONTEXTO DA RODA DA CAPOEIRA. ESTE ARTIGO PROCURA ANALISAR, A PARTIR DE LITERATURAS SOBRE INTERGERACIONALIDADE, EDUCAÇÃO E CAPOEIRA, OS CONCEITOS, PRÉ-CONCEITOS, ESTIGMAS E CONTROVÉRSIAS A PARTIR DE LITERATURAS QUE TRATEM DOS TEMAS. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES NA RODA DE CAPOEIRA E OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS QUE ESSA APROXIMAÇÃO TRAZ PARA A SOCIEDADE E PARA TODOS OS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NESSE PROCESSO, APRESENTANDO POSSÍVEIS CONFLITOS QUE POSSAM SURGIR DESSA RELAÇÃO E O DESENROLAR DA CAPOEIRA ENQUANTO FENÔMENO CULTURAL E DE EDUCAÇÃO POPULAR. TOMAMOS POR EVIDÊNCIA OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR BORGES E MAGALHÃES (2011) SILVA E HEINE (2008), COMO REFERÊNCIA DAS QUESTÕES EM TORNO DA RODA DE CAPOEIRA. O PRESENTE ARTIGO APOIA-SE NA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS QUALITATIVOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PARTINDO DOS FUNDAMENTOS QUE CARACTERIZAM ESSA METODOLOGIA. IPHAN (2007); BORGES E MAGALHÃES (2011) SILVA E HEINE (2008), ENTRE OUTROS, TENDO COMO OBJETIVOS, APRESENTAR A ANALISAR E DISCRIÇÃO DE TEXTOS DOS/DAS AUTORES/AS SUPRACITADOS. DESTACA-SE, NESTE SENTIDO, A CATEGORIZAÇÃO DE CAPOEIRA E INTERGERACIONALIDADE. FINALIZA-SE ESSE ARTIGO DISCUTINDO MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL COM A CAPOEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "INTERGERACIONALIDADE., EDUCAÇÃO POPULAR., CAPOEIRA., CULTURA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID7420_05102020111140.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DIAS IVAZAKI" "autor_nome_curto" => "ANA IVAZAKI" "autor_email" => "anaivazaki@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69614 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2733 "inscrito_id" => 7420 "titulo" => "TRAÇANDO REDES DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS RODAS DE CAPOEIRA: APRENDIZAGENS INTERGERACIONAIS" "resumo" => "NO CONTEXTO DA CAPOEIRA, O APRENDIZADO INTERGERACIONAL É FUNDAMENTAL NA AFIRMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E EDUCATIVA DAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, PRATICANTES DESTA EXPRESSÃO CULTURAL. COMPREENDER ESTA RELAÇÃO INTERGERACIONAL, NO CONTEXTO DA CAPOEIRA, ENQUANTO PRÁTICA EDUCATIVA, É FUNDANTE PARA QUE OCORRA A INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ENTRE OS MESTRES CAPOEIRISTAS E OS PRATICANTES NO CONTEXTO DA RODA DA CAPOEIRA. ESTE ARTIGO PROCURA ANALISAR, A PARTIR DE LITERATURAS SOBRE INTERGERACIONALIDADE, EDUCAÇÃO E CAPOEIRA, OS CONCEITOS, PRÉ-CONCEITOS, ESTIGMAS E CONTROVÉRSIAS A PARTIR DE LITERATURAS QUE TRATEM DOS TEMAS. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES NA RODA DE CAPOEIRA E OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS QUE ESSA APROXIMAÇÃO TRAZ PARA A SOCIEDADE E PARA TODOS OS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NESSE PROCESSO, APRESENTANDO POSSÍVEIS CONFLITOS QUE POSSAM SURGIR DESSA RELAÇÃO E O DESENROLAR DA CAPOEIRA ENQUANTO FENÔMENO CULTURAL E DE EDUCAÇÃO POPULAR. TOMAMOS POR EVIDÊNCIA OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR BORGES E MAGALHÃES (2011) SILVA E HEINE (2008), COMO REFERÊNCIA DAS QUESTÕES EM TORNO DA RODA DE CAPOEIRA. O PRESENTE ARTIGO APOIA-SE NA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS QUALITATIVOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PARTINDO DOS FUNDAMENTOS QUE CARACTERIZAM ESSA METODOLOGIA. IPHAN (2007); BORGES E MAGALHÃES (2011) SILVA E HEINE (2008), ENTRE OUTROS, TENDO COMO OBJETIVOS, APRESENTAR A ANALISAR E DISCRIÇÃO DE TEXTOS DOS/DAS AUTORES/AS SUPRACITADOS. DESTACA-SE, NESTE SENTIDO, A CATEGORIZAÇÃO DE CAPOEIRA E INTERGERACIONALIDADE. FINALIZA-SE ESSE ARTIGO DISCUTINDO MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL COM A CAPOEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "INTERGERACIONALIDADE., EDUCAÇÃO POPULAR., CAPOEIRA., CULTURA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID7420_05102020111140.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DIAS IVAZAKI" "autor_nome_curto" => "ANA IVAZAKI" "autor_email" => "anaivazaki@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }