UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ELETROQUÍMICA BASEADA EM ENSINO HÍBRIDO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69665 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 655 "inscrito_id" => 3767 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ELETROQUÍMICA BASEADA EM ENSINO HÍBRIDO" "resumo" => "A APROXIMAÇÃO DE TEMAS DO COTIDIANO, COMO A ESCOLHA DE PILHAS E BATERIAS, PODE CONDUZIR O ESTUDANTE AO APRENDIZADO CIENTÍFICO, NESTE CASO DA ELETROQUÍMICA, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS CAPAZES DE ATENDER ÀS NOVAS DEMANDAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA. A ELETROQUÍMICA DESPERTA SEMPRE GRANDE CURIOSIDADE NOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO POR TRATAR DE FENÔMENOS QUE ENVOLVEM UMA FORMA DE ENTREGAR TRABALHO ÚTIL ELÉTRICO A PARTIR DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO (CÉLULAS GALVÂNICAS) OU DE SISTEMAS OS QUAIS RECEBERAM TRABALHO ÚTIL ELÉTRICO (ELETRÓLISE). PORÉM, O CONHECIMENTO ELETROQUÍMICO É COMPLEXO, POIS EXIGE CONEXÕES ENTRE CONHECIMENTOS PRÉVIOS (POR EXEMPLO, DE UMA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO) E O ESTABELECIMENTO DE ANALOGIAS COM FENÔMENOS DO MUNDO MACROSCÓPICO. ASSIM, AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS, PODEM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA A COMPREENSÃO DESSES FENÔMENOS. A PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO APLICADA NESTE TRABALHO, PARA A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA, FOI O DE LABORATÓRIO ROTACIONAL ONDE OS ESTUDANTES SÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS DE TRABALHO, EM QUE CADA UM REALIZA UMA TAREFA, EM SUA MAIORIA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ÚLTIMO TRIMESTRE DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. A DIAGNOSE REALIZADA ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA INDICOU UMA MUDANÇA NO PADRÃO DAS RESPOSTAS, COM UMA MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA LINGUAGEM QUÍMICA. A AÇÃO DOCENTE FOI CENTRADA NA MEDIAÇÃO DOS CONTEÚDOS, PARA A SISTEMATIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES PARA QUE TODOS OS ESTUDANTES PUDESSEM ALCANÇAR AS HABILIDADES ESPERADAS NO CONTEÚDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO ROTACIONAL, EDUCAÇÃO QUÍMICA, ELETROQUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID3767_22082020204156.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE PEREIRA BARBOSA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAYSE SOUZA" "autor_email" => "dpbsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69665 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 655 "inscrito_id" => 3767 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ELETROQUÍMICA BASEADA EM ENSINO HÍBRIDO" "resumo" => "A APROXIMAÇÃO DE TEMAS DO COTIDIANO, COMO A ESCOLHA DE PILHAS E BATERIAS, PODE CONDUZIR O ESTUDANTE AO APRENDIZADO CIENTÍFICO, NESTE CASO DA ELETROQUÍMICA, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS CAPAZES DE ATENDER ÀS NOVAS DEMANDAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA. A ELETROQUÍMICA DESPERTA SEMPRE GRANDE CURIOSIDADE NOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO POR TRATAR DE FENÔMENOS QUE ENVOLVEM UMA FORMA DE ENTREGAR TRABALHO ÚTIL ELÉTRICO A PARTIR DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO (CÉLULAS GALVÂNICAS) OU DE SISTEMAS OS QUAIS RECEBERAM TRABALHO ÚTIL ELÉTRICO (ELETRÓLISE). PORÉM, O CONHECIMENTO ELETROQUÍMICO É COMPLEXO, POIS EXIGE CONEXÕES ENTRE CONHECIMENTOS PRÉVIOS (POR EXEMPLO, DE UMA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO) E O ESTABELECIMENTO DE ANALOGIAS COM FENÔMENOS DO MUNDO MACROSCÓPICO. ASSIM, AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS, PODEM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA A COMPREENSÃO DESSES FENÔMENOS. A PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO APLICADA NESTE TRABALHO, PARA A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA, FOI O DE LABORATÓRIO ROTACIONAL ONDE OS ESTUDANTES SÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS DE TRABALHO, EM QUE CADA UM REALIZA UMA TAREFA, EM SUA MAIORIA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ÚLTIMO TRIMESTRE DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. A DIAGNOSE REALIZADA ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA INDICOU UMA MUDANÇA NO PADRÃO DAS RESPOSTAS, COM UMA MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA LINGUAGEM QUÍMICA. A AÇÃO DOCENTE FOI CENTRADA NA MEDIAÇÃO DOS CONTEÚDOS, PARA A SISTEMATIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES PARA QUE TODOS OS ESTUDANTES PUDESSEM ALCANÇAR AS HABILIDADES ESPERADAS NO CONTEÚDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO ROTACIONAL, EDUCAÇÃO QUÍMICA, ELETROQUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID3767_22082020204156.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE PEREIRA BARBOSA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAYSE SOUZA" "autor_email" => "dpbsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }