USO DO SOFTWARE P3D COMO POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69683 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 7554 "titulo" => "USO DO SOFTWARE P3D COMO POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS FAZ PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO, SENDO A QUÍMICA UMA DISCIPLINA CONSIDERADA PELOS EDUCANDOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E ABSTRAÇÃO, O QUE GERA CERTO NÍVEL DE RESISTÊNCIA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DIFICULDADE NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS NO DIA-A-DIA. TRATA-SE DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, CUJA PRÁTICA LABORATORIAL TEM CONTRIBUÍDO PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. CONTUDO, NEM SEMPRE É POSSÍVEL VISUALIZAR O COMPORTAMENTO DAS MOLÉCULAS E DOS ÁTOMOS ENVOLVIDOS NOS EXPERIMENTOS, POIS MUITAS DESSAS REAÇÕES OCORREM NA FAIXA DO INVISÍVEL A OLHO NU, EXIGINDO METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO. ASSIM SENDO, A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O USO DO SOFTWARE P3D (POSSIBILIDADE EM 3 DIMENSÕES) COMO RECURSO NAS AULAS DE QUÍMICA. A PESQUISA ADOTA COMO METODOLOGIA O ESTUDO DE CASO UTILIZANDO COMO RECURSO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO E TOMA COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, ESTUDIOSOS COMO JEAN PIERRE ASTOLFI (1995), ATTICO CHASSOT (2001), ANA MARIA PESSOA CARVALHO (2006), LARISSA EBELING (2010), ERIKA LIMA E FILOMENA MOITA (2015). CONCLUÍMOS QUE AS AULAS DE QUÍMICA SE TORNAM MAIS ATRATIVAS E PROVEITOSAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO, POR EXEMPLO, O SOFTWARE P3D." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM, SOFTWARE P3D, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7554_30092020220142.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANO SANTOS" "autor_email" => "adriano.quimica32@gmail.c" "autor_ies" => "ECI DEPUTADO ALVARO GAUDÊNCIO DE QUEIRÓZ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69683 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 7554 "titulo" => "USO DO SOFTWARE P3D COMO POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS FAZ PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO, SENDO A QUÍMICA UMA DISCIPLINA CONSIDERADA PELOS EDUCANDOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E ABSTRAÇÃO, O QUE GERA CERTO NÍVEL DE RESISTÊNCIA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DIFICULDADE NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS NO DIA-A-DIA. TRATA-SE DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, CUJA PRÁTICA LABORATORIAL TEM CONTRIBUÍDO PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. CONTUDO, NEM SEMPRE É POSSÍVEL VISUALIZAR O COMPORTAMENTO DAS MOLÉCULAS E DOS ÁTOMOS ENVOLVIDOS NOS EXPERIMENTOS, POIS MUITAS DESSAS REAÇÕES OCORREM NA FAIXA DO INVISÍVEL A OLHO NU, EXIGINDO METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO. ASSIM SENDO, A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O USO DO SOFTWARE P3D (POSSIBILIDADE EM 3 DIMENSÕES) COMO RECURSO NAS AULAS DE QUÍMICA. A PESQUISA ADOTA COMO METODOLOGIA O ESTUDO DE CASO UTILIZANDO COMO RECURSO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO E TOMA COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, ESTUDIOSOS COMO JEAN PIERRE ASTOLFI (1995), ATTICO CHASSOT (2001), ANA MARIA PESSOA CARVALHO (2006), LARISSA EBELING (2010), ERIKA LIMA E FILOMENA MOITA (2015). CONCLUÍMOS QUE AS AULAS DE QUÍMICA SE TORNAM MAIS ATRATIVAS E PROVEITOSAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO, POR EXEMPLO, O SOFTWARE P3D." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM, SOFTWARE P3D, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7554_30092020220142.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANO SANTOS" "autor_email" => "adriano.quimica32@gmail.c" "autor_ies" => "ECI DEPUTADO ALVARO GAUDÊNCIO DE QUEIRÓZ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }