VETERANOS MELHORAM O DESEMPENHO DOS CALOUROS DO CURSO DE ZOOTECNIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69697 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 6124 "titulo" => "VETERANOS MELHORAM O DESEMPENHO DOS CALOUROS DO CURSO DE ZOOTECNIA" "resumo" => "ESTE PROJETO TEVE COMO PRINCÍPIO AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES (CALOUROS) NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE DISCIPLINAS DO CURSO, NA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE SE ESTUDAR, NO APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES E ATIVIDADES OFERTADAS PELA UFMT, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. PARTICIPARAM DO PROJETO TODOS OS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E VETERANOS DO MESMO CURSO NOS SEMESTRES 2019/1 E 2019/2. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NA METODOLOGIA DE TUTORIA, ONDE, UM PEQUENO GRUPO DE CALOUROS FOI ACOMPANHADO POR UM VETERANO QUE ASSUMIU O PAPEL DE MEDIAÇÃO ENTRE O CALOURO, O COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORES E DEMAIS ALUNOS DO CURSO. AO FINAL DO PROJETO OS CALOUROS E VETERANOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO ONLINE, SENDO FACULTATIVA A PARTICIPAÇÃO DOS CALOUROS. AS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO FORAM RELACIONADAS AO CURSO, ÀS DISCIPLINAS, AO PROJETO E MOTIVOS QUE DESESTIMULEM OS CALOUROS A OBTER ÊXITO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS O INÍCIO DESTE PROJETO OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DIMINUÍRAM EM ALGUMAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE OS CALOUROS PARTICIPARAM DE MONITORIA, SE ENGAJARAM EM ESTÁGIOS E OUTRAS ATIVIDADES PROPORCIONADAS PELA UFMT. EM SUA MAIORIA, OS CALOUROS RECLAMARAM DE MONITORES QUANDO O ESPAÇO FOI ABERTO PARA RECLAMAÇÕES NOS QUESTIONÁRIOS. DE MODO GERAL A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS E A EVASÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DIMINUÍRAM DEVIDO AOS VETERANOS MELHORAREM O DESEMPENHO DOS CALOUROS NO CURSO DE ZOOTECNIA. A VIVÊNCIA E SABERES DOS VETERANOS CONTRIBUÍRAM NOS RESULTADOS OBSERVADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EVASÃO, REPROVAÇÃO, TUTORIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6124_31082020164436.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM" "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA" "autor_email" => "fernandaufmt@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69697 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 6124 "titulo" => "VETERANOS MELHORAM O DESEMPENHO DOS CALOUROS DO CURSO DE ZOOTECNIA" "resumo" => "ESTE PROJETO TEVE COMO PRINCÍPIO AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES (CALOUROS) NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE DISCIPLINAS DO CURSO, NA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE SE ESTUDAR, NO APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES E ATIVIDADES OFERTADAS PELA UFMT, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. PARTICIPARAM DO PROJETO TODOS OS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E VETERANOS DO MESMO CURSO NOS SEMESTRES 2019/1 E 2019/2. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NA METODOLOGIA DE TUTORIA, ONDE, UM PEQUENO GRUPO DE CALOUROS FOI ACOMPANHADO POR UM VETERANO QUE ASSUMIU O PAPEL DE MEDIAÇÃO ENTRE O CALOURO, O COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORES E DEMAIS ALUNOS DO CURSO. AO FINAL DO PROJETO OS CALOUROS E VETERANOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO ONLINE, SENDO FACULTATIVA A PARTICIPAÇÃO DOS CALOUROS. AS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO FORAM RELACIONADAS AO CURSO, ÀS DISCIPLINAS, AO PROJETO E MOTIVOS QUE DESESTIMULEM OS CALOUROS A OBTER ÊXITO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS O INÍCIO DESTE PROJETO OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DIMINUÍRAM EM ALGUMAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE OS CALOUROS PARTICIPARAM DE MONITORIA, SE ENGAJARAM EM ESTÁGIOS E OUTRAS ATIVIDADES PROPORCIONADAS PELA UFMT. EM SUA MAIORIA, OS CALOUROS RECLAMARAM DE MONITORES QUANDO O ESPAÇO FOI ABERTO PARA RECLAMAÇÕES NOS QUESTIONÁRIOS. DE MODO GERAL A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS E A EVASÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DIMINUÍRAM DEVIDO AOS VETERANOS MELHORAREM O DESEMPENHO DOS CALOUROS NO CURSO DE ZOOTECNIA. A VIVÊNCIA E SABERES DOS VETERANOS CONTRIBUÍRAM NOS RESULTADOS OBSERVADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EVASÃO, REPROVAÇÃO, TUTORIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6124_31082020164436.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM" "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA" "autor_email" => "fernandaufmt@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }