VIVÊNCIA DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69704 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2781 "inscrito_id" => 7527 "titulo" => "VIVÊNCIA DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO PROCURA ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BC&T) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), INVESTIGANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E A VIVÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ENTENDER ASPECTOS DA VIVÊNCIA DE ESTUDANTES FORMADOS NO BC&T DA UFABC, NO QUE SE REFERE À INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. PARA ISSO, DESENVOLVE-SE POR MEIO DA ANÁLISE DOS DISCURSOS \r\n PRESENTES EM DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UFABC, BEM COMO DO BC&T, EM ESTUDOS QUE ENVOLVEM O FUNCIONAMENTO DA UFABC E DE SEUS CURSOS E POR FIM, SENDO O MAIOR FOCO DA PESQUISA, NOS PONTOS DE VISTAS DOS EGRESSOS DO BC&T SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA USA DE MÉTODOS QUALITATIVOS DE INVESTIGAÇÃO, POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS EGRESSOS DO BC&T, AMPARANDO-SE NA ANÁLISE DO DISCURSO DE CORRENTE FRANCESA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA ARGUMENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS. NA FALA DOS EGRESSOS ENTREVISTADOS, OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA COM A FORMAÇÃO NO BC&T, LEVANTA O QUESTIONAMENTO COM RELAÇÃO A MATERIALIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO, QUE PODE SER ENTENDIDO COMO MULTIDISCIPLINAR E NÃO INTERDISCIPLINAR. ASPECTOS ATITUDINAIS E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SÃO VISTOS, PELOS EGRESSOS, COMO INDÍCIOS DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, PREVISTA NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UFABC. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO SUPERIOR, VIVÊNCIA DISCENTE, BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, UFABC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID7527_01102020224448.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL MARCOS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL M CARVALHO" "autor_email" => "ezequieleduc@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69704 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2781 "inscrito_id" => 7527 "titulo" => "VIVÊNCIA DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO PROCURA ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BC&T) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), INVESTIGANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E A VIVÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ENTENDER ASPECTOS DA VIVÊNCIA DE ESTUDANTES FORMADOS NO BC&T DA UFABC, NO QUE SE REFERE À INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. PARA ISSO, DESENVOLVE-SE POR MEIO DA ANÁLISE DOS DISCURSOS \r\n PRESENTES EM DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UFABC, BEM COMO DO BC&T, EM ESTUDOS QUE ENVOLVEM O FUNCIONAMENTO DA UFABC E DE SEUS CURSOS E POR FIM, SENDO O MAIOR FOCO DA PESQUISA, NOS PONTOS DE VISTAS DOS EGRESSOS DO BC&T SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA USA DE MÉTODOS QUALITATIVOS DE INVESTIGAÇÃO, POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS EGRESSOS DO BC&T, AMPARANDO-SE NA ANÁLISE DO DISCURSO DE CORRENTE FRANCESA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA ARGUMENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS. NA FALA DOS EGRESSOS ENTREVISTADOS, OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA COM A FORMAÇÃO NO BC&T, LEVANTA O QUESTIONAMENTO COM RELAÇÃO A MATERIALIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO, QUE PODE SER ENTENDIDO COMO MULTIDISCIPLINAR E NÃO INTERDISCIPLINAR. ASPECTOS ATITUDINAIS E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SÃO VISTOS, PELOS EGRESSOS, COMO INDÍCIOS DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, PREVISTA NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UFABC. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO SUPERIOR, VIVÊNCIA DISCENTE, BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, UFABC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID7527_01102020224448.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL MARCOS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL M CARVALHO" "autor_email" => "ezequieleduc@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }