SANTOS, Jânio Nunes Dos et al.. Dinamização do conto. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/723>. Acesso em: 24/11/2024 22:15
O conto “A Terra dos Meninos Pelados” de Graciliano Ramos aborda como tema central as diferenças como alvo de preconceito na sociedade. A obra narra a história de um menino chamado Raimundo que sofre discriminação dos colegas por não possuir cabelos, ter o olho direito preto e o esquerdo azul. Raimundo com uma imaginação fértil faz uma viagem ao país de Tatipirun, onde encontra conforto moral por se deparar com diferentes figuras donas de personalidades distintas, mas com características físicas afins, presentes em seres animados e inanimados. A proposta de dinamizar o conto “A Terra dos Meninos Pelados” na sala de aula tem como objetivo não só levar ao aluno estratégias que despertem o prazer de ler e escrever a partir de obras literárias desenvolvendo no leitor a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade, e o senso crítico, além de estabelecer relações entre o lido e o vivido como principalmente conscientizar o educando no quesito preconceito no sentido de discriminação e o bulling que vem sendo uma constante no âmbito educacional. O referido trabalho é fundamentado nos pressupostos dos teóricos SANTANA (1973); PROENÇA FILHO (2004); MOISÉS (1999); MARIA (1987); GOTLIB (2006); RAMOS (2002).