, Gabrielaeslabaorajaomendonça. A inclusão e a realidade na prática pedagógica. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72350>. Acesso em: 24/11/2024 20:15
O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ESTUDOS REFERENTES À PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DA INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. BUSCA UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COM A INCLUSÃO BASEADO EM VIVÊNCIAS PRÓPRIAS E OBSERVAÇÕES FEITAS EM SALAS DE AULAS E ENTREVISTAS COM PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E EM CLASSES REGULAR DE ENSINO. A ABORDAGEM DESTE TEMA VISA LEVANTAR UM QUESTIONAMENTO FRENTE ÀS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR E TEM COMO OBJETIVO TRAZER QUESTÕES A FIM DE POSSIBILITAR UM MELHOR ENTENDIMENTO DA INCLUSÃO DIANTE DA REALIDADE EDUCACIONAL, APONTANDO SUGESTÕES E MELHORIAS PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E TORNANDO O AMBIENTE DE ENSINO MAIS PRAZEROSO E MOTIVADOR. ESTE TRABALHO DESTACA A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA FASE ESCOLAR DE ENSINO. TODA VIA MENCIONA A RESPEITO DAS ESCOLAS E DA SOCIEDADE EM GERAL DE AINDA NÃO ESTAREM PREPARADAS PARA ENFRENTAR A INCLUSÃO. PARA CONTRIBUIR NESTE ESTUDO, BUSCOU-SE O EMBASAMENTO TEÓRICO DE ALGUNS AUTORES REFERENTES À INCLUSÃO, AO ENSINO, ÀS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR QUE É UM FATOR ESSENCIAL PARA A VIDA DE QUALQUER PESSOA, NO ENTANTO DIRECIONANDO ASPECTOS RELEVANTES CONTRIBUINDO PARA A REALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.