REZENDE, Renata Silva et al.. Estratégias de enfrentamento bullying nas escolas. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72462>. Acesso em: 24/11/2024 20:04
AS ESTRATÉGIAS DE AÇÕES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS A FIM DE CONTER O BULLYING DENTRO DA ESCOLA ESTÁ CADA VEZ MAIS SENDO DISCUTIDO. O BULLYING AFETA 100% DAS ESCOLAS, E APESAR DE APROVADO A LEI DO BULLYING – LEI 13.185/2015 A REALIDADE MOSTRA POUCAS AÇÕES SENDO REALIZADAS. O BULLYING ESTÁ FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE DAN OLWEUS, CLEO FANTE. ESTE ESTUDO TRAZ COMO O BULLYING ACONTECE NO AMBIENTE ESCOLAR, AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ATOR E FORMAS DA GESTÃO ESCOLAR LIDAR COM O ENFRENTAMENTO A ESSE FENÔMENO COMUM NO AMBIENTE ESCOLAR. NÃO HÁ UMA DEFINIÇÃO UNIVERSAL PARA O FENÔMENO, MAS ENCONTROU-SE CINCO COMPONENTES ESSENCIAIS PARA SUA CARACTERIZAÇÃO: 1) INTENÇÃO DE MACHUCAR; 2) INTENÇÃO DE FERIR FÍSICA OU EMOCIANAL; 3) ATOS DIRETOS (BATER) OU INDIRETOS (ESPALHAR RUMORES); 4) AÇÕES REPETIDAS; E 5) HÁ UM DESEQUILÍBRIO DE PODER. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO TIPO EXPLORATÓRIA BUSCA INVESTIGAR AS ESTRATÉGIAS DE AÇÃO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO, COMO FORMA DE ORIENTAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A INCIDÊNCIA DO FENÔMENO E A CONSCIENTIZAR A BUSCA ESTRATÉGIAS CONTÍNUAS PARA O ENFRETAMENTO DO MESMO. ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA ANÁLISE COM PROPOSTA DE NUM FUTURO PRÓXIMO SERVIR PARA PESQUISAS QUE MOSTREM RESULTADOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS NO AMBIENTE ESCOLAR COM INTUITO DE MELHORIAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DO CLIMA ESCOLAR E CONSEQUENTEMENTE MINIMIZAR O ÍNDICE DE BULLYING NAS ESCOLAS.