O PRESENTE PROJETO É DE CUNHO QUALITATIVO E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA AMPARADO NA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS, A PARTIR DE UM RECORTE TEMPORAL QUE COMPREENDE O PERÍODO DE 2006 A 2018, ABORDANDO O TEMA, O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PAUTADOS NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM SURDEZ. COMO CRITÉRIO PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM LEVANTADAS AS SEGUINTES HIPÓTESES. COMO É O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PESSOA SURDA? E COMO O DOCENTE PODE FACILITAR ESSE SUPRACITADO DO ALUNO UTILIZANDO RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS? OBJETIVAMOS POR MEIO DESTA PESQUISA APRESENTAR A REALIDADE DO ENSINO REGULAR E DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESSOA SURDA. DA PESQUISA RESULTOU QUE EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS TEM POR PREMISSA O VISUAL COMO PARTE INTEGRANTE DA CONSTITUIÇÃO LINGUÍSTICA. EM VIRTUDE DISTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE TODO O MATERIAL DIDÁTICO, BEM COMO A PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERE ESSA ESPECIFICIDADE QUE FAZ PARTE DA CONSTITUIÇÃO BILÍNGUE DAS PESSOAS COM SURDEZ. O MANUSEIO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO É IMPORTANTE PARA DESCONSTRUIR O MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL, QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A FIGURA DO/A PROFESSOR/A COMO CENTRALIZADOR/A DO SABER ACADÊMICO/ESCOLAR.