O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS SÃO UTILIZADAS EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E DE QUE MANEIRA AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. PARA ISSO, A METODOLOGIA ADOTADA FOI UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM CUNHO EXPLORATÓRIO, NO QUAL REALIZAMOS A COLETA DE DADOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM A PROFESSORA RESPONSÁVEL DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM UMA ESCOLA SITUADA EM CAMPINA GRANDE-PB. CONCLUÍMOS QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS SÃO INDISPENSÁVEIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS MESMOS, BEM COMO EM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS. CONSTATAMOS AINDA, QUE A TECNOLOGIA POR SI SÓ NÃO INCLUI E NEM AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DESTAS CRIANÇAS, CONTUDO, ASSOCIADA A UM USO ADEQUADO E CONSCIENTE POSSIBILITA A ESSES SUJEITOS CAMINHAREM COM INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA, NÃO APENAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, MAS, EM TODA SUA VIDA.