SOUSA, Edivan Costa De. Aprendizagem escolar em tempos de pandemia. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72836>. Acesso em: 24/11/2024 22:50
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA MEDIADO PELAS TICS. COMPREENDE-SE QUE A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO CONTÍNUO AFETADO POR FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES E MEDIADA POR UM EDUCADOR QUE POSSUI CONHECIMENTOS TÉCNICOS NECESSÁRIOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI OPTADO PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NO CONTEXTO DESCRITIVO E O LEVANTAMENTO DE DADOS FOI FEITO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DAS TRÊS SÉRIES DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA QUE RESOLVEU IMPLEMENTAR O ENSINO REMOTO COMO SUBSTITUIÇÃO À PARALISAÇÃO DAS AULAS EM RAZÃO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. OS DADOS APÓS COLETADOS FORAM APURADOS E ANALISADOS À LUZ DA TÉCNICA PROPOSTA POR BARDIN (2011), QUE É A ANÁLISE DE CONTEÚDO. COM A EXECUÇÃO DESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL INVESTIGAR AS APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS FAZENDO UMA ANÁLISE DO MOMENTO DE INSERÇÃO DESTAS FERRAMENTAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM UM CENÁRIO COM VANTAGENS E LIMITAÇÕES QUANTO AO USO DAS TICS SALIENTANDO A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DESSAS, ASSIM COMO DENOTAM PARA O INVESTIMENTO EM POLÍTICAS QUE GARANTAM ACESSO À INTERNET E APARELHOS. CONCLUI-SE QUE EXISTEM ALGUNS DESAFIOS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA, VISTO QUE TRATA-SE DE UM PROCESSO QUE DEPENDE DAS CONDIÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS VIGENTES.