COSTA, Gercimar Martins Cabral. A pesquisa como processo de ensino-aprendizagem. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72982>. Acesso em: 24/11/2024 20:38
O PRESENTE ENSAIO SE PROPÕE A ANALISAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. VISLUMBRA-SE IDENTIFICAR SE: A PESQUISA TEM IMPACTO NO QUE TANGE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS UTILIZADOS DE FORMA A NORTEAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? O OBJETIVO FOI VERIFICAR E ANALISAR A IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DA PESQUISA COMO MEIO DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS POR PARTE DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS FUNDAMENTAM QUE A PESQUISA PROPORCIONA A CONSTRUÇÃO DE UM ESTUDANTE PROTAGONISTA EM SUA FORMAÇÃO. A CONCLUSÃO FOI QUE É FUNDAMENTAL REPENSAR OS MODELOS EDUCACIONAIS E AGREGAR A PESQUISA COMO CAMPO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO E REFLEXIVO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA VIVÊNCIA DO CAMPO PRÁTICO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.