APRESENTA-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA CENTRADA NA LITERATURA DE CORDEL A FIM DE (RE)AFIRMAR POSITIVAMENTE A IDENTIDADE CULTURAL DOS/AS ESTUDANTES E ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA. OS FOLHETOS DESTACAM-SE COMO UMA DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS MAIS PRESENTES NA CULTURA NORDESTINA, DEMARCADA PELA SINGULARIDADE LINGUÍSTICA, COM EXPRESSÃO POÉTICA DE CARÁTER POPULAR, EXPANDINDO-SE PARA OUTROS MEIOS/MÍDIAS, COMO PROGRAMAS TELEVISIVOS, FEIRAS LITERÁRIAS, JORNAIS E REVISTAS. O CORDEL PERMITE A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE E SUAS DEMANDAS, RETRATANDO O COTIDIANO, A LÍNGUA, A REALIDADE DO POVO BRASILEIRO E SUAS ESPECIFICIDADES, BEM COMO PROPICIA REMEMORAR E/OU RETOMAR CRITICAMENTE FATOS HISTÓRICOS RELEVANTES. COMO CORPUS PARA DESENVOLVER O TRABALHO, FORAM SELECIONADOS FOLHETOS QUE TEMATIZAM, PRINCIPALMENTE, FATOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS DO EIXO ILHÉUS-ITABUNA (BA) E DE RELEVO SOCIAL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A FAIXA ETÁRIA DOS/DAS DISCENTES (ENSINO FUNDAMENTAL II) E DESTACANDO-SE, ENTRE DIVERSOS AUTORES, OS FOLHETOS DO CORDELISTA BAIANO, RADICADO EM ITABUNA, MINELVINO FRANCISCO SILVA. CONSIDERANDO OS ASPECTOS DA PESQUISA, A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, EMBASADA NOS ESTUDOS DO FOLCLORISTA LUÍS DA CÂMARA CASCUDO (2006) SOBRE A LITERATURA ORAL/ESCRITA E A CULTURA POPULAR; NO CONCEITO DE LETRAMENTO LITERÁRIO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA E EXPANDIDA DE RILDO COSSON (2006; 2018); NOS ESTUDOS DE JORGE DE SOUZA ARAÚJO (2015) SOBRE MINELVINO FRANCISCO SILVA E SUA OBRA; NAS PESQUISAS DE VIÉS HISTÓRICO DO CORDEL, COM MARCO HAURÉLIO (2012; 2013; 2016); E NA LITERATURA POPULAR DE ARIEVALDO VIANA (2010). ALMEJOU-SE, ASSIM, INCENTIVAR, ENCANTAR OS/AS ESTUDANTES E, SOBRETUDO, GARANTIR A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA, E, POR CONSEQUÊNCIA, DESENVOLVER A CRITICIDADE E CRIATIVIDADE DOS/AS EDUCANDOS/AS, POIS, ACREDITA-SE QUE A LITERATURA HUMANIZA E CONTRIBUI, DESSA FORMA, PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, PARA O RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE.