O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO GERAL DE RELATAR O TRABALHO COM O LETRAMENTO CR?TICO DE ALUNOS DE ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA DO ESTADO DA PARA?BA. SOB ESSE ?NGULO, PARA AL?M DO BREVE RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, ELEGEU-SE COMO CORPUS DE AN?LISE TR?S (03) TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES NO PER?ODO DE APLICA??O DE UM PROJETO DE ESCRITA E REESCRITA TEXTUAL. PARA DAR CONTA DA DISCUSS?O, ACIONAM-SE OS PRECEITOS TE?RICOS DO SOCIOINTERACIONISMO BAKHTINIANO E DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO CR?TICO, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE EM ANTUNES (2009), BAKHTIN (2009), CARBONIERI (2016), CERVETTI, PARDALES E DAMICO (2001) E SARDINHA (2018). OS RESULTADOS REVELAM QUE, EM SEUS TEXTOS, OS ALUNOS FAZEM USO DE DESCRI??ES, DE SEQU?NCIAS INJUNTIVAS PARA CONVOCAR SEUS INTERLOCUTORES A TOMAREM ATITUDES DE COMBATE A DIFICULDADES, BEM COMO AGENCIAM O CONFRONTO DAS IDEOLOGIAS E DAS RELA??ES DE PODER ESTABELECIDAS. DESSE MODO, O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA O LETRAMENTO CR?TICO FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE SABERES E HABILIDADES LINGU?STICAS NECESS?RIAS PARA A FORMA??O DE UM SUJEITO SOCIALMENTE ENGAJADO E CAPAZ DE REFLETIR SOBRE AS CONTRADI??ES E DESIGUALDADES SOCIAIS, DENUNCIANDO E ENFRENTANDO, POR MEIO DO USO PRODUTIVO DA LINGUAGEM, PROBLEMAS EXISTENTES EM SUA COMUNIDADE.