OS AGROTÓXICOS É UMA TEMÁTICA QUE ESTÁ EM DESTAQUE EM DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. PORÉM, AS MÍDIAS NÃO REVELAM A IMPORTÂNCIA DO TEMA E GRANDE PARTE DELAS NÃO MOSTRA A FUNDO OS PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES. AS INSTITUIÇÕES FORMAIS DE ENSINO TAMBÉM NÃO DÃO ÊNFASE PARA A ABORDAGEM DESSE ASSUNTO. DIANTE DO EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ABORDAR OS AGROTÓXICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. O MATERIAL INTITULADO COMO JOGO DO AGROTÓXICO FOI DESENVOLVIDO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. É UM JOGO DE TABULEIRO COMPOSTO POR 39 CASAS E ABORDA DIVERSOS ASSUNTOS SOBRE AGROTÓXICOS, COMO POR EXEMPLO: A FORMA CORRETA DE UTILIZAÇÃO, OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROBLEMAS DE SAÚDE. O JOGO DO AGROTÓXICO SURGE COMO UMA FERRAMENTA QUE PODE SER UTILIZADA PELO DOCENTE PARA ABORDAR ESSE TEMA E TRABALHAR DE FORMA LÚDICA O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS PERANTE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS.